Política de incentivos fiscais do Estado é debatida em reunião da Diretoria da FIERN

25/04/2019   19h53

A reformulação do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte) e a nova política de incentivos fiscais do Estado foram o principal tema abordado pelo secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, durante a reunião de Diretoria da FIERN, realizada nesta quinta-feira (25), no Auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria.

Na abertura, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a aproximação do Governo e classe empresarial no sentido de alinhar demandas voltadas a retomada do crescimento da economia.  “Entendemos que o Estado precisa melhorar a arrecadação, mas há assuntos que precisam ser discutidos e temos uma agenda em andamento, com um canal aberto com o governo para tratar de assuntos para tornar o estado mais atrativo, entre eles o Proadi”, afirma o presidente.

O secretário de tributação, em sua apresentação, afirmou que a nova política de benefícios está sendo construída no estado, dentro  da restituição de incentivos que será realizada até julho. Um estudo sobre as medidas adotadas em estados vizinhos – e que podem ser adequadas ao modelo do Rio Grande do Norte – já foi concluído. E deve tornar o Proadi mais simples e atrativo tanto para as empresas, quanto para o Estado.

“O Estado só sai da crise se tiver um pacto social, acreditamos que a saída é pelo viés desenvolvimentista. O nosso grande desafio é casar a visão de crise, o que podemos fazer para supera-la e a visão desenvolvimentista, para tornar o estado mais competitivo e mais atrativo”, destaca o secretário Carlos Eduardo Xavier.

Homenagem

A reunião contou ainda com uma homenagem ao jornalista Tácito Costa, que pediu desligamento da Unidade de Comunicação da FIERN (UNICOM), no mês passado, após 26 anos de atuação como Assessor de Imprensa na FIERN. O presidente Amaro Sales de Araújo agradeceu pelo serviços prestados ao longo de mais de duas décadas de na instituição. Tácito fez um breve discurso em que agradeceu a confiança e apoio do presidente Amaro Sales, diretores, gestores e colaboradores do sistema.

Formado em Comunicação Social – Jornalismo, em 1984, pela UFRN, Tácito Costa trabalhou nos principais veículos de comunicação e assessorias de imprensa do Rio Grande do Norte. Foi professor da UnP, editou a revista PREÁ e coordenou o Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães.