Posse da nova diretoria da Associação Nordeste Forte será na próxima segunda-feira (22)

19/02/2021   16h48

A Associação Nordeste Forte renova a sua diretoria, na próxima segunda-feira (22). A solenidade de posse será realizada às 19h, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O atual presidente, Amaro Sales de Araújo, também presidente do Sistema FIERN, passará o comando para o seu sucessor, o industrial José Ricardo Montenegro Cavalcante (FIEC). Também tomará posse como novo vice-presidente secretário, José Carlos Lyra de Andrade (FIEA), e como vice-presidente tesoureiro, Eduardo Prado de Oliveira (FIES). A Associação é constituída por um presidente e oito vice-presidentes.

Criada em 2016, a Nordeste Forte reúne as nove Federações das Indústrias do Nordeste, com apoio da Confederação Nacional da Indústria, no intuito de fomentar a região Nordeste no tocante a geração de empregos, ampliar a competitividade e estimular o crescimento e desenvolvimento das atividades produtivas.

Amaro Sales, presidente da FIERN e da Associação Nordeste Forte

“Fizemos o alicerce, desde a constituição e estruturação formal da Associação até a elaboração de uma agenda comum a todas as Federações das Indústrias do Nordeste. Acreditamos que o novo presidente da Nordeste Forte, o empresário Ricardo Cavalcante, da FIEC, dará continuidade as ações já propostas na Programação Prioritária 2019-2022 da Nordeste Forte”, afirma o presidente Amaro Sales.

Entre as principais realizações de sua gestão à frente da Associação Nordeste Forte, o presidente Amaro Sales destaca a atuação direta na defesa de interesses da indústria nordestina. Entre elas, a mais recente conquista é a elaboração, aprovação e edição das Medidas Provisórias nº 1.016 e 1.017, pelo presidente da República, em dezembro de 2020, sobre a renegociação das dívidas dos Fundos Constitucionais. E que, em janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Regional publicou a portaria regulatória. As MPs, na avaliação do presidente da Nordeste Forte e FIERN, vão beneficiar milhares de empresa, pequena, média e grande, com a possibilidade de gerar novos empregos e renda para o país.

Na área de infraestrutura hídrica, a Associação Nordeste Forte, também contribuiu com ações para tornar realidade a transposição do Rio São Francisco, com participação em reuniões com autoridades da área, apresentação de pleitos junto aos Ministérios da Economia e de Desenvolvimento Regional e à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Tendo inclusive participado do lançamento da última etapa da transposição do São Francisco, o ramal Apodi/Salgado, em outubro de 2020, e que tem previsão de conclusão para 2026, beneficiando os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A revista “Programação Prioritária 2019-2022 Nordeste Forte” é outro feito da atual gestão e expõe os temas mais significativos para o Nordeste, bem como a apresentação das propostas técnicas em diversas áreas.

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN