Precisamos reduzir insegurança jurídica e burocracia para o país crescer, diz presidente da CNI

20/04/2021   10h07

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil precisa ampliar os investimentos em inovação, reduzir o ambiente de insegurança jurídica e de burocracia, além de priorizar obras de infraestrutura e as privatizações para voltar a crescer. Ele participou do programa Conexão BandNews, cujo tema foi o mundo pós-pandemia. O evento foi realizado pelo grupo Band em parceria com o jornal New York Times e com apoio da CNI e do Serviço Social da Indústria (SESI).

“O Brasil tem um potencial enorme de crescimento. Mas precisamos reduzir a insegurança jurídica e a burocracia, fazer as reformas tributária e administrativa, obras de infraestrutura e as privatizações necessárias. Precisamos também investir em tecnologia e inovação de maneira correta”, pontou Robson Andrade. Ele acrescentou que os países que se destacam no cenário internacional têm por característica ter uma indústria forte.

“O que a gente vê no mundo é que um país forte tem uma indústria forte. Mas no Brasil, desde a década de 80, não temos apoio para que o desenvolvimento e a reindustrialização. Hoje, a indústria representa pouco mais de 20% do PIB, mas paga 33% dos impostos federais e mais de 35% dos pagamentos da Previdência Social”, destacou o presidente da CNI, alertando para a necessidade de os governos criarem condições estruturais para o avanço do segmento industrial. Para o dirigente, neste momento de crise cabe ao governo “ser o indutor do desenvolvimento”.

Investimentos em inovação

Robson Andrade observou que a CNI, o SESI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) têm investido fortemente no avanço da ciência, tecnologia e inovação. Ele mencionou que, nos últimos anos, as entidades do Sistema Indústria destinaram cerca de R$ 4 bilhões para a construção de centros de tecnologia voltados para processos industriais. De acordo com o presidente da CNI, esta é uma medida prática na direção de modernizar as indústrias e preparar trabalhadores qualificados, com a consequente melhoria da produtividade.

O presidente da CNI disse ainda que o caminho para o país superar a crise passa pela geração de empregos e atração de investimentos. “Outros países continentais como o Brasil já mostraram ser possível se transformar para se tornar uma potência mundial. Há muitas possibilidades de criarmos desenvolvimento. Precisamos de oportunidade de trabalho, que só vem com investimento. E o investimento só vem se formos um local seguro para se investir”, destacou.

Também participaram do programa Conexão BandNews, ao lado de Robson Andrade, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano; o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; e o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni.

Assista a íngregra do programa Conexão BandNews

Fonte: Agência CNI