Premiação do maior torneio de robótica do país ocorre neste sábado (26)

24/06/2021   17h19
No início do ano passado, o Festival SESI de Robótica reuniu mais de 1.500 competidores
No início do ano passado, o Festival SESI de Robótica reuniu mais de 1.500 competidores

 

Serviço Social da Indústria (SESI) realiza, anualmente, o maior torneio de robótica do país, o Festival SESI de Robótica. A edição 2021 ocorreu de maneira remota, com a participação de 138 equipes e mais de 800 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas SESI, públicas e privadas das cinco regiões do Brasil.

O SESI-RN participa da competição com nove equipes: Escuderia Mercúrio, Escuderia SESI Asa Branca Speed, e Potignis Celer – na modalidade F1 in Schools; SESI Carcará, SESI Jovens Punarés e SESI Cardeal – na modalidade FLL; e CactoBots, Fortiguaras e TecCactus – na modalidade FTC.

 

 

Neste sábado (26), os vencedores das três modalidades – FIRST LEGO League Challenge (FLL)FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools – serão anunciados em transmissão ao vivo no canal Sou Robótica a partir das 10h.

 

O evento será apresentado pela jornalista Glenda Kozlowski e terá a participação, por vídeo, de estudantes, técnicos, juízes, ex-competidores e convidados, como o influenciador Rato Borrachudo. Criador do maior canal de ciência do Brasil, o Manual do Mundo, Iberê Thenório vai ensinar como montar um pequeno robô usando materiais improvisados em casa.

 

 

Conheça as modalidades e premiações

Para cada modalidade, há diferentes categorias de prêmios, dos mais técnicos, como design, engenharia, desempenho e identidade visual dos robôs e carrinhos, aos que reconhecem atributos das equipes e dos competidores, como motivação, core values e projeto social. Entenda:

 

 

FLL

As equipes, formadas por dois a dez participantes, elaboram um projeto buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. O tema desta temporada é “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”. Além do projeto de inovação, os competidores precisam construir um robô de LEGO, programado para realizar uma série de missões.

 

 

Para se qualificarem para o torneio nacional, as equipes passaram pelas competições regionais, que, neste ano, ocorreram entre abril e maio. Foram 2.582 estudantes – sendo 1376 meninos e 1206 meninas (47%) – de 424 equipes.

 

Garantiram vaga para o torneio nacional, em junho, 72 equipes com 442 jovens, sendo 214 meninos e 228 meninas (51,5%). Entre as 72 equipes classificadas, 56 equipes são de escolas SESI; nove de escolas privadas; duas de escolas públicas; quatro equipes de garagem; e uma de ONG.

 

Os prêmios do FLL dividem-se em Champions Award (1º, 2º e 3º lugar) e outras quatro categorias: Projeto de inovação, Core Values, Design do robô, Desempenho do robô e Técnicos Destaques.

 

FTC

Estudantes do ensino médio, com idade entre 14 a 18 anos, projetam, programam e constroem robôs capazes de realizar tarefas, como lançar uma argola e movimentar um objeto. Cada equipe é formada por três a 15 participantes e os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android, podendo ser codificados em diferentes níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks.

 

 

Competem no torneio nacional 35 equipes, sendo 32 de escolas SESI, duas de escolas privadas e uma de escola pública, totalizando 271 jovens, sendo 181 meninos e 90 meninas (33%). Além do top 6 da premiação principal, há outros 11 prêmios: Pensamento Criativo, Conexão, Inovação, Design, Motivação, Controle, Divulgação, Bússola, Juízes, Dean’s List e Inspiração.

 

F1 in Schools

O SESI faz a seleção das equipes da própria rede de escolas para a competição, que é parte de um projeto internacional e educacional da Fórmula 1. Participam estudantes de 9 a 19 anos, que formam equipes de três a seis pessoas. A modalidade reproduz desafios reais das corridas de Fórmula 1, estimulando os jovens a criarem escuderias para a disputa nas pistas.

 

Como em uma empresa, os competidores assumem as funções de gerenciamento, marketing, engenharia e design, além de projetar, modelar, testar e colocar em movimento um protótipo de carro de F1 em uma pista de 20 metros. Os carros, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h.

 

Na edição 2021 do torneio SESI, competem 31 equipes, formadas por 81 meninos e 79 meninas (49%). Além do prêmio principal (1º, 2º, 3º e 4º lugar), há outras 13 premiações: Engenharia do carro, Escrutínio, Patrocínio e Marketing, Pensamento Criativo, Juízes, Pesquisa e Desenvolvimento, Identidade Visual, Estande, Desempenho Feminino, Gestão de Projetos, Projeto social, Mídias digitais, Apresentação verbal.

 

 

Confira a lista das equipes finalistas por região

Norte
Sul
Nordeste
Sudeste
Centro-Oeste

 

 

Da Agência CNI de Notícias