Prêmio IEL de Estágio 2018 está com inscrições abertas

16/04/2018   08h15

As inscrições para o Prêmio IEL de Estágio prosseguem abertas até o dia 1º de junho. O prêmio, realizado anualmente por iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi, é uma iniciativa para identificar e divulgar as melhores práticas e programas de estágio desenvolvidos no Estado e no País.

A premiação é dividida em três categorias: Empresa Destaque, com classificação de acordo com o porte (micro e pequena, média, grande e Sistema Indústria; Estagiário, classificados em técnico profissionalizante e ensino superior; e instituição de ensino superior, também com as duas classificações (técnico e superior).

Ao participar, o estagiário adquire experiência em elaboração de projetos, visibilidade na sua área de formação e torna o currículo mais competitivo. Para a empresa, a participação proporciona divulgação no mercado de trabalho em que atual e reconhecimento como uma organização preocupada com a inovação e eficiência na gestão de pessoas, além de reconhecimento em responsabilidade social. As instituições de ensino, por sua vez, se destacam ao demonstrem alinhamento com os projetos pedagógicos que se aproximam do setor produtivo.

As empresas participantes devem ter programas de estágios em vigor intermediado pelo IEL-RN. Os estagiários que se inscreverem na premiação precisam estar matriculados e frequentando as aulas em cursos que tenham firmado termo de Compromisso de Estágio (TCE), com o IEL/RN. As instituições de ensino podem pedir inscrições se ministrarem cursos da educação profissional ou superior, devidamente reconhecido pelo MEC e com convênio de concessão de estágio.

“Antes a premiação estadual era em agosto, esse ano será junho; e a nacional, que era em outubro, acontecerá em agosto”, informa André Pereira, gerente de Estágio e Desenvolvimento de Careira do Instituto Euvaldo Lodi.

O prêmio é dividido em duas etapas, a estadual e a nacional. Na avaliação das empresas, são levadas em consideração aspectos como atração, desenvolvimento e retenção de novos talentos; na dos estudantes, o perfil do estagiário, projeto e qualidade da redação apresentada; e na instituição de ensino a estrutura e logística, acompanhamento e incentivo ao aprendizado prático. A solenidade de premiação estadual será realizada em junho de 2018, e a nacional, em agosto.

O Rio Grande do Norte teve classificados nos primeiros lugares em cada edição desde 2014. Em 2017, na categoria Empresas ficaram em primeiro lugar a Adote (micro e pequenas empresas), a Coats Corrente Têxtil (Média empresa) e Sistema FIERN (Sistema Indústria). Entre as grandes empresas, a Guararapes ficou em segundo. O estagiário destaque foi Natália de Oliveira Fonseca, estudante de engenharia têxtil da UFRN e estagiária da Coats. Na categoria instituição de ensino superior, obteve a primeira colocação o CTGÁS-ER.

Para inscrição na edição deste ano, os interessados devem acessar o site, baixar o regulamento, preencher o formulário de inscrição referente à categoria escolhida, e enviar as documentações necessárias com informações complementares para validar.