Presidente da Associação Nordeste Forte participa de reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional

29/01/2020   10h39

O presidente da Associação Nordeste Forte e da FIERN, Amaro Sales de Araújo participou da reunião, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e os presidentes das demais federações das indústrias das regiões Norte e Nordeste, e da Associação Ação Pró-Amazonas. Também estiveram no encontro, na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional, no início da noite desta terça-feira (28), os superintendentes da SUDENE, Douglas Mauricio Ramos Cintra, e da SUDAM, Paulo Roberto Correia.

Amaro Sales fez uma avaliação positiva da reunião, que tratou dos principais assuntos relacionados com as políticas públicas do governo federal voltadas ao incentivo ao desenvolvimento regional. “Tivemos essa audiência com o ministro e seus principais auxiliares, da qual participaram todas as federações do Nordeste e do Norte, e foi uma oportunidade para apresentamos as preocupações das entidades representativas da indústria com relação a temas tão importantes”, disse.

Ele reafirmou que a região Nordeste tem potencialidades econômicas que devem ser levadas em consideração nas discussões das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. “O Nordeste não é problema, mas sim solução”, destacou, ao citar setores nos quais a região tem se destacado, como fruticultura, energias renováveis, indústria automobilísticas e diversos outros segmentos.

Formalização do grupo de trabalho de desenvolvimento regional. MDR-CNI. Amaro Sales, presidente da FIERN e o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
Brasília (DF) 28.01.2020 – Foto: José Paulo Lacerda *** Local Caption *** Grupo de trabalho de desenvolvimento regional

“Temos, na região, setores relevantes da economia, duas fábricas de automóveis, geração de energia, maior produção de fruta do país, possibilidade de exportação de minérios, enfim trazemos soluções, mas, claro, há problemas e desafios que precisam ser discutidos e desequilíbrios regionais devem ser enfrentados”, destacou.

O ministro Gustavo Canuto reconheceu a necessidade de manter a constante interlocução com os representantes da indústria. “Neste contexto é essencial demonstrar a importância dos fundos constitucionais e dos incentivos fiscais para que possamos justificar e contrapor afirmações de que esses programas não trazem benefícios”, disse.

Formalização do grupo de trabalho de desenvolvimento regional. MDR-CNI. José Adriano Ribeiro da Silva, presidente da FIEAC, Amaro Sales, presidente da FIERN e o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Por Aldemar Freire, jornalista – Unicom/FIERN