Presidente da COEMA destaca que Dia do Meio Ambiente é oportunidade de reflexão e diálogo

5/06/2020   10h04

Uma semana dedicada às reflexões sobre a necessidade de sustentabilidade, ao planejamento das próximas iniciativas de conscientização sobre o tema e diálogo entre os setores produtivos, a sociedade civil e os órgãos reguladores. Esta é a oportunidade que tem sido aproveitada anualmente com a Semana Nacional do Meio Ambiente, que comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pelo ONU.

Assim o empresário Roberto Pinto Serquiz Elias, diretor 1º tesoureiro da FIERN e presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente (COEMA) e do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA/RN) — destaca a importância deste período do ano e desta data.

Semana do Meio Ambiente

“Considero a Semana do Meio Ambiente um momento emblemático, porque se trata de um período reservado, anualmente, para que um conjunto de atores possam discutir a temática ambiental, fazer a avaliação da própria evolução e, de tempos em tempos, renovar os compromissos nesta área, como fazemos na FIERN, por intermédio da Comissão de Meio Ambiente, que reúne 12 setores produtivos e os órgãos e instituições que também estão representados no colegiado”, destacou Roberto Serquiz.

Ele lembra que a COEMA tem se caracterizado pelas discussões de assuntos relacionados às questões ambientais que interessam à sociedade e, particularmente, à indústria potiguar. E cita discussões que foram feitas sobre assuntos como a transposição das águas do Rio São Francisco e a revisão do Plano Diretor de Natal. “Sempre, neste período, debatemos uma programação para os demais meses e foram essas reflexões que resultaram em iniciativas como a fundação do Sindicato das Indústrias de Reciclagem”, lembra.

“A indústria tem evoluído nesta questão ambiental, sim, tanto que podemos observador em várias empresas a adesão a boas práticas de fabricação e também contatamos o crescimento do setor de energia renovável, além de notarmos  cada vez mais atenção para o reuso de água e para o combate ao desperdício”, destacou.

Em artigo publicado no Portal da FIERN, Roberto Serquiz também reafirmou a sustentabilidade como o caminho para crescimento. “Realçando a Semana do Meio Ambiente, é imprescindível chamar atenção para discussão de uma pauta que contemple nosso patrimônio natural. O desenvolvimento socioeconômico depende da convivência harmoniosa de diversos atores, num processo de conscientização contínuo, mas que se arrasta entre muitos interesses,`as vezes sacrificando a efetivação do bom senso, o que nos leva a concluir que ainda precisamos evoluir nas principais das leis: o diálogo”, disse.

A Semana do Meio Ambiente foi instituída, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, com o objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente, oficializado pela ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972.

Entre as iniciativas para esta data, a COEMA  divulgou um vídeo sobre meio ambiente e sustentabilidade. Assista aqui: