Presidente da FIERN conhece projeto da Atua Energia de geração distribuída para micros e pequenas empresas

1/09/2022   09h58

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, se reuniu, na quarta-feira (31), com o presidente da Atua Energia, Jorge Maciel, que veio apresentar o projeto de construção de usina de energia solar no modelo de geração distribuída em cidades do Rio Grande do Norte.

Durante a reunião, Jorge Maciel explicou que o objetivo é locar esses equipamentos para o pequeno e microempresário que não tem acesso ao mercado livre. “São aqueles que não querem construir sua usina, não deseja construir solar no telhado”, disse.

Ele informou que a primeira usina nesse modelo será lançada em setembro para ser dedicada em atender ao pequeno e microempresário no RN. A previsão é construir nas cidades de Assu, Apodi, Acari, Jucurutu, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado e Caicó. “O investimento nessa primeira fase é de R$ 12 milhões e vai chegar a R$ 120 milhões, em 30 de junho de 2023”, explicou.

O presidente Amaro Sales comentou da importância de um investimento deste porte voltado para o pequeno e microempresário no estado. “É algo que pode vir a contribuir com a nossa economia”, disse.

Ainda em sua explicação, o presidente da Atua Energia estima que possa acontecer uma economia em até 20% na conta de energia. “Assim o empresário pode usar o recurso economizado para reinvestir no negócio”, completou.

Maciel ressaltou que toda a manutenção é feita pela empresa Atua. “O processo de adesão ao consórcio é simples e em até 60 dias o investidor recebe o desconto da energia que gerou na conta de energia”, informou.

No final da reunião, o presidente da FIERN disse que a proposta poderá ser apresentada aos diretores da Federação.

Também participaram da reunião, o superintendente do SESI-RN e coordenador da Unidade Corporativa de Relações com o Mercado e (UCRM) do Sistema FIERN, Juliano Martins, o diretor de Operações do SENAI-RN, Emerson Batista, e a gerente de comunicação Juliska Azevedo.