Presidente da FIERN defende que energia renovável barateie conta do consumidor

15/03/2022   17h08

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, defendeu que parte da energia produzida no estado, por meio da fonte eólica, possa beneficiar a população potiguar com efeito na redução na conta de energia. “A energia tem que chegar mais barata para o habitante do estado, para a indústria, o comércio”, frisou. A declaração foi feita em entrevista concedida aos jornalistas Anna Karinna Castro, Diógenes Dantas e Túlio Lemos, no programa 12 em Ponto, da rádio 98 FM, nesta terça-feira (15).

O presidente do Sistema FIERN sugeriu que a “sobra de energia” fique com as riquezas no RN. “Seria um atrativo das empresas para o estado”, analisou. Ele explica que a energia é um dos insumos que compõem o custo da indústria junto com a mão de obra e a matéria prima.

Amaro Sales lembrou que o RN é o maior produtor nacional de energia eólica com uma produção de 6,7 GW, o que representa cerca de 31% do que é produzido no Brasil. E argumentou que a produção a ser exportada chegue à base do governo na forma de arrecadação para que possa trazer trabalho e desenvolvimento para o estado. “Essa capacidade de produção precisa chegar no bolso do nosso povo”, disse.

Amaro Sales destacou o crescimento nos últimos 10 anos das energias renováveis e comentou a respeito da grande expectativa para a geração de energia offshore (no mar). “Estudos do ISI (Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis) mostram que a produção pode superar os 100 GW”, disse.

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) é uma referência na pesquisa e no desenvolvimento de inovações para o setor de energias renováveis, com foco principal de atuação em energia eólica e solar. Além disso, atua em parceria com as empresas para criar soluções inovadoras para o desenvolvimento da cadeia de energias renováveis, objetivando o aumento da eficiência dos equipamentos e a ampliação do uso de energias renováveis na matriz elétrica brasileira.

A atuação do ISI-ER é destacada com equipamentos modernos e equipe multidisciplinar que oferece pesquisas aplicadas de ponta para a indústria.

O Instituto é responsável pelo desenvolvimento e elaboração do Atlas Eólico Solar do Rio Grande do Norte, que será entregue, segundo informou o industrial, no dia 28 de março, ao Governo do Estado. O atlas contém todas as informações para quem quer investir nas energias renováveis. “Temos que pensar em notícias positivas”, diz Amaro Sales.

Ainda em sua participação no 12 em Ponto, o presidente afirmou que não se pode desistir do Rio Grande do Norte. “Temos que pensar em notícias positivas e torcer mais pelo estado”, disse. De acordo com ele, o Rio Grande do Norte tem problemas, mas não há desenvolvimento de um estado sem os problemas. “É o papel da sociedade em apontar falhas e mas também os caminhos”, comentou.