Presidente da FIERN destaca Cluster Naval do RN como ferramenta para impulsionar a Economia do Mar em reunião na Codern

11/10/2022   15h49

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, destacou o papel que o Cluster Tecnológico Naval do estado terá como atrativo para investimentos em setores da Economia do Mar durante um encontro com o diretor-presidente da Companhia das Docas do RN (Codern), Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida, e com representantes de outras federações. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (11), na sede da Companhia, no Porto de Natal.

Liderado pela FIERN, o Cluster Tecnológico Naval do RN será formado por diversas instituições com o objetivo de discutir desafios, estratégias e soluções para fortalecer atividades relacionadas a chamada Economia do Mar no estado. “Até dezembro devemos implantar o Cluster, que irá envolver a atividade portuária, a pesca, geração e distribuição de energia e poderemos dar uma importante contribuição para o RN e para o Nordeste com essa ferramenta”, ressaltou o presidente da FIERN.

A criação do grupo ocorre em um momento chave para o estado, em que os primeiros projetos de energia eólica offshore — a energia que será gerada por parques eólicos no mar — estão à espera de licenciamentos e da regulamentação da atividade no Brasil. Representantes do setor, que tem o RN como uma das zonas mais promissoras para investimentos, e de outros já tradicionais na economia, como o turismo, as indústrias metal mecânica, de petróleo e gás, além da pesca oceânica — que lidera a produção e as exportações nacionais de pescados — estão entre os participantes convidados.

Durante o encontro, o Brigadeiro Costa Almeida apresentou um balanço da atuação da Codern nos últimos sete meses, desde que assumiu a Companhia, apontando desafios e limitações do Porto de Natal, como também potenciais de investimento para melhorar a infraestrutura e as operações do terminal portuário.

“Vejo nas federações uma importante atuação para acharmos soluções para os gargalos e desafios referentes ao Porto de Natal. Com isso, podemos buscar o melhor a ser feito em melhorias”, observa Amaro Sales.

Nesse sentido, o diretor-presidente da Codern apontou o objetivo de aprimorar o debate e as ações para essas melhorias com a junção dos representantes da economia do estado. “Reuni os representantes dos setores da nossa economia para mostrar o que pode ser feito para aperfeiçoar o Porto de Natal, como também para ressaltar a importância da cooperação entre todos os atores da sociedade para fazer isso acontecer”, afirmou o Brigadeiro Costa Almeida.

O diretor 1º tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, ressaltou a importância de avançar com as ações necessárias para o desenvolvimento do terminal portuário. “Muito do que foi apresentado pelo Brigadeiro Costa Almeida é tema de debate constante na Federação das Indústrias. Isso precisa ser levado adiante para gerar o desenvolvimento do nosso estado”, reiterou.

Também presente na reunião, o coordenador do MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, José Bezerra Marinho, frisou o alinhamento de ideia entre a Federação das Indústrias e a Companhia das Docas. “O que foi apresentado vai ao encontro do que vem sendo trabalhado na FIERN e fortalece nosso trabalho”, declarou.

Também participaram do encontro o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (FAERN), José Vieira; o diretor executivo da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Jaime Mariz; os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e de Agricultura da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha; o gerente técnico do Mais RN, Pedro Albuquerque; o assessor da FIERN, Ernani Bandeira; o diretor técnico-comercial da Codern, Roberto Santoyo; e representantes dos sindicato dos trabalhadores do Porto de Natal.