Presidente da FIERN destaca necessidade da reforma ser votada sem novos adiamentos

4/07/2019   10h41

 

 

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a necessidade de a reforma da Previdência ter a votação concluída até setembro no Congresso Nacional. “Sabemos que o déficit previdenciário traz dificuldades para o crescimento, para a credibilidade do país e para a segurança no plano político e econômico”, afirmou, durante entrevista ao programa Repórter 98, apresentado por Felinto Rodrigues e transmitido pela rádio 98 FM.

 

Amaro Sales disse também que é preocupante a possibilidade de estados e municípios ficarem fora da reforma. Para ele, isso vai ser um entrave ao ajuste necessário das contas públicas. “Ficará muito mais difícil para cada Estado fazer a movimentação necessária [à mudança em cada Sistema de Previdência]. Agora, na Câmara e no Senado, isso seria mais prático”, comentou. Se a reforma em discussão no Congresso Nacional não incluir as Previdências estaduais, cada Assembleia Legislativa terá que apreciar um projeto enviado pelos governos dos estados.

 

O presidente da FIERN disse que é importante que ainda em julho a reforma seja aprovada na Câmara e, ao seguir para o Senado, tenha a apreciação concluída até setembro. “Teve vários entraves, sabemos, mas há possibilidade [de aprovação neste prazo”], disse. Ele informou que no próximo dia 15, na Casa da Indústria, a FIERN, a FECOMÉRCIO e a FAERN farão um seminário sobre a reforma, com uma apresentação do secretário nacional de Trabalho e Previdência, Rogério Marinho.

 

 

 

 

 

O presidente da FIERN afirmou considerar também fundamental que o governo federal e o Congresso não atuem como se a reforma do sistema previdenciário fosse a pauta exclusiva para retomada do desenvolvimento. “Isso preocupa, porque não é o único problema que o país precisa resolver”, acrescentou.

 

Durante a entrevista, ele citou a reforma tributária que teve o debate reiniciado no Congresso Nacional. O presidente da FIERN disse que as informações são de que a discussão sobre a modernização do sistema tributário deverá se intensificar na Câmara dos Deputados e no Senado.

 

O presidente da FIERN destacou ainda o acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia. Ele reafirmou que esse acordo significará oportunidades para as exportações do Rio Grande do Norte. Na entrevista, citou também a realização, em Natal, em setembro, do 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA).