Presidente da FIERN destaca que Porto Indústria é fundamental para RN exportar energia verde

29/08/2022   12h15

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou que o Rio Grande do Norte precisa contar com um Porto Indústria que atenda os parques que estão prestes a serem instalados no mar do litoral potiguar para geração de energia eólica. Com esses parques, afirmou, o Estado deverá produzir energia verde a ser exportada para outras regiões e países, o que exigirá o terminal portuário para aproveitar plenamente esse potencial.

 

A avaliação foi feita durante entrevista ao programa “Jornal 91”, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas, e transmitido pela rádio 91,9 FM, na manhã desta segunda-feira (29).

“Esse porto será uma solução importantíssima para completar as etapas necessárias para termos a transformação da energia gerada no mar em energia verde, porque se é importante ter o terminal portuário que garanta a infraestrutura para agregar, transformar. O porto vai permitir essa energia verde possa ser produzida a partir da eólica. A energia gerada precisa ser transportada para algum local e transformada em hidrogênio verde para ser levada a outras regiões ou até outros países”, disse Amaro Sales, na entrevista.

 

Ele lembrou que o governo do Estado contratou um estudo técnico que apontou a possibilidade de atrair investimentos privados para a instalação deste porto no litoral, em uma área próxima ao município de Caiçara do Norte. O estudo foi feito por um Comitê formado por especialistas e consultores e técnicos com experiência internacional nessa área.

 

“O porto será o grande alavancador para a produção da energia verde. E o Sistema FIERN está à disposição, para contribuir, por intermédio do Instituto SENAI de Energias Renováveis, com o que for necessário para o êxito do projeto”, acrescentou. Ele observou também que vai ser necessário atrair empreendedores privados, uma vez que o governo do Estado não tem disponibilidade de recursos para fazer um investimento de infraestrutura deste porte.

 

Durante a entrevista, o presidente da FIERN citou ainda a participação dos candidatos ao governo do Estado no Fórum Caminhos do RN. Na ocasião, os candidatos receberam a Agenda Caminho do RN, com as propostas do setor industrial para o desenvolvimento potiguar.

 

“A Agenda apresenta uma pauta que não é só da indústria, mas para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, ressaltou Amaro Sales. Ele faz uma avaliação positiva do Fórum. “Cada candidato convidado teve seu tempo para expor suas posições e ficou claro que há uma atenção com os temas da Agenda que a Federação das Indústria elaborou”, disse.