Presidente da FIERN e superintendente da SPU discutem possibilidade de acordo técnico para troca de informações

15/09/2022   17h10

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, se reuniu com o titular da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Adriano Platiny Torquato Rego, e integrante do MAIS RN.

Em pauta, a possibilidade de parceria entre a autarquia federal e a Federação na troca de informações como tem ocorrido em acordos de cooperação técnica já firmados anteriormente pela Federação com instituições como, por exemplo, a Secretaria de Estado da Tributação, a Junta Comercial do RN, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) sem falar no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Amaro Sales ressaltou a relação institucional e apresentou ao superintendente regional o funcionamento do MAIS RN, que é o núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN. “Com ele, temos um mapeamento de oportunidades no estado”, disse.

Coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho explicou que o núcleo consiste em capturar, tratar e devolver os dados de maneira que sejam bem aproveitados para ações seja da iniciativa privada ou do poder público. “É transformar informação em conhecimento”, declarou.

Já o gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque, falou a respeito dos acordos de cooperação técnica já firmados pela FIERN e como isso tem contribuído para o trabalho de apuração e tratamento das informações.

O superintendente Regional da SPU ressaltou a importância desse trabalho no compartilhamento de dados. “É momento de unir forças”, disse. O presidente da FIERN ressaltou que o objetivo em trocar informações também é de beneficiar o estado e as pessoas que nele moram e trabalham.

O assessor técnico do MAIS RN, Pablo Ruyz, frisou a importância da SPU e que, por ter uma unidade no estado, pode contribuir com informações para auxiliar em projetos como, por exemplo, o do cluster naval, que a FIERN já vem tratando com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Engeprom), da Marinha do Brasil.

Os clusters são associações de empresas, instituições e governos em busca de soluções para potencializar atividades econômicas ligadas ao mar, como a energia, a pesca oceânica e outras indústrias.

Os representantes do MAIS RN vão seguir com as tratativas com a SPU para dar andamento às questões referentes ao possível acordo de cooperação com a FIERN.