Presidente da FIERN entrega o MAIS RN aos candidatos ao Senado

10/09/2018   11h32

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, alertou nesta segunda-feira, 10, os candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte, durante entrega do projeto MAIS RN, na Casa da Indústria, sobre a gravíssima crise que o estado atravessa. “O Rio Grande do Norte pode terminar em pior situação que o Rio de Janeiro. Somente com a Previdência Social o déficit mensal ultrapassa os 100 milhões de reais”, disse, ressalvando que a constatação não é motivo de crítica a um ou outro governante.

Depois de enfatizar a importância do Senado para o país e os estados, Amaro Sales disse que a tarefa de reorganizar as contas públicas não pode ser atribuída exclusivamente ao governador. “É uma tarefa de todos nós, independente de quem seja o governador, atuarmos – sociedade e agentes políticos – na direção da colaboração com o Governo.”

O presidente da Federação das Indústrias disse que o MAIS RN é uma contribuição valiosa acerca do roteiro que precisa ser trilhado – conjuntamente – para o enfrentamento de temas de interesse do Rio Grande do Norte e voltou a defender um pacto de toda a sociedade para superação dos problemas que o estado atravessa.

“Se, de um lado, precisamos criar um ambiente de prosperidade para as empresas e para os empreendedores, de outro, o Governo precisa fazer o dever de casa: repactuação dos Poderes; controle de gastos; diminuição da burocracia, ou seja, equilibrar as contas públicas e otimizar os processos”, afirmou o industrial.

O MAIS RN, destacou o presidente da FIERN, sugere metas, ações e um caminho a ser escolhido. “Falta a efetividade da caminhada”, disse, sublinhando que somente com a sensibilização da classe política e de setores estratégicos da sociedade, ocorrerá a efetividade das medidas necessárias à construção de cenários mais animadores para 2035, limite temporal sugerido pelo projeto para, a partir dele, se ter um Rio Grande do Norte melhor.

Amaro Sales disse esperar que os candidatos se apropriem das propostas contidas no MAIS RN e façam, quando eleitos, “uma articulação entre o Parlamento e os demais Poderes; entre os Poderes do Estado e da Nação, para termos o Rio Grande do Norte com melhores notícias”.

O presidente da FIERN agradeceu aos candidatos pela presença e interesse pelo MAIS RN. “É um projeto que nos motiva a dizer que é, na atualidade, o mais importante, atual e apropriado ao Rio Grande do Norte”.

O MAIS RN também foi entregue no lançamento, em agosto último, aos chefes dos poderes e representantes da sociedade civil organizada. Aos candidatos ao governo do estado, no “Fórum FIERN Caminhos do RN” e aos presidenciáveis no “Fórum Caminhos do Brasil”.