Presidente da FIERN fala sobre medidas adotadas para conter pandemia

25/03/2020   14h12

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu que o momento é de reclusão social, união de esforços institucionais e de tomada de medidas para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Sistema FIERN, por meio do SESI, SENAI, FIERN e IEL, vem adotando diversas ações e participando de fóruns com entidades representativas do setor produtivo e governos estadual e municipal para auxiliar no combate ao vírus no Rio Grande do Norte e dar apoio à indústria local.

“O sentimento é que o mundo, todas as grandes potências econômicas se curvam diante de um problema sério, um vírus potente e letal. A FIERN junto aos seus diretores, gestores, presidentes de sindicatos e colaboradores, estamos irmanados para ajudar o Rio Grande do Norte e o Brasil, para juntos com o poder público darmos a nossa contribuição. As federações empresariais também estão unidas. Todos, do seu canto, buscamos ajudar o nosso estado. Levamos sugestões e reivindicações a governadora Fátima Bezerra e aos secretários de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e de Tributação, Carlos Xavier. E temos mantido um incansável diálogo”, acrescentou o presidente.

O fechamento das instalações físicas da FIERN e a suspensão de atividades das entidades quem compõem o Sistema Indústria no Rio Grande do Norte, desde o último dia 23, é, segundo destaca o presidente, “uma medida para preservação de vidas”.

“Esta decisão foi tomada para proteger as pessoas que fazem o Sistema FIERN porque não podemos brincar com vidas. Uma decisão acertada da nossa diretoria para proteger mais pessoas em suas casas, em reclusão social”, destacou Amaro Sales.

O Sistema FIERN também dará apoio à Secretaria Estadual de Saúde, por meio do SENAI e SESI. “O SENAI irá produzir máscaras para entregar aos hospitais públicos do Estado. Temos o apoio logístico junto aos hospitais que irão funcionar no Hospital Papi e no Hotel Parque da Costeira, durante o período de pandemia”, afirma.

A FIERN formou também uma comissão para tratar, junto ao governo, de medidas em apoio à indústria local. “Em reunião realizada com o secretário Jaime Calado e representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e a AGN [Agência de Fomento] traçamos algumas necessidades, como acesso a recursos financeiros com juros subsidiados para dar oxigênio a indústria, para que possam sobreviver e ter na geração de empregos seu principal capital para funcionar”, frisa Amaro Sales.

Além disso foi montado o plantão jurídico para suporte às empresas, além da manutenção de serviços e estruturas do SESI, SENAI e IEL para atendimento às indústrias do RN, com exames de ASO, vacinação, esclarecimentos de dúvidas através do SAC e oferta de cursos a distância.

“Tudo isso são decisões estratégicas para que possamos conter a transmissão do vírus e para que possamos superar esse momento difícil”, conclui o presidente.

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN