Presidente da FIERN participa das comemorações pelos 120 anos da Jucern

13/09/2019   17h21

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, esteve nesta sexta-feira na Jucern (Junta Comercial do Rio Grande do Norte), que comemorou seus 120 anos. A governadora Fátima Bezerra também participou da solenidade. Amaro Sales, que estava entre os homenageados com a comenda mérito Walfredo Gurgel, destacou a evolução da Jucern, com a crescente agilidade no registro das empresas.

Segundo os números apresentados durante a comemoração dos 120 anos, houve um aumento de 13% de solicitações de abertura de novas empresas neste semestre, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A média de atendimentos é recorde: 57 minutos, realizando os mesmos procedimentos que antes eram feitos em até nove horas.  Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da instituição que há mais de um século, sempre no bairro da Ribeira, tem sido o termômetro do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

Após cumprimentar os servidores, como o senhor Alberto Rodrigues Santos, que com 49 anos de serviço é o mais antigo da casa, ela parabenizou o corpo de funcionários, incluindo os trabalhadores terceirizados, e ressaltou a disponibilidade de cada um ao atender ao público com o máximo de respeito e agilidade. “Eu fico muito feliz quando vejo este espírito público, esta motivação por parte da nossa equipe. Estamos aqui para servir ao povo do Rio Grande do Norte e o que nos move é o compromisso com o desenvolvimento econômico do nosso estado”, disse.

A Junta Comercial é uma autarquia centenária que vem trabalhando para desburocratizar e modernizar o registro empresarial no RN, descentralizando serviços, digitalizando procedimentos e firmando parcerias entre o governo e o setor produtivo. “A forma com que esta Junta Comercial tem atuado a alçou à quarta mais ágil do Brasil e isso é mais uma clara demonstração daquilo que nosso governo considera prioritário, que é a busca por novos investimentos e não apenas consolidar os investimentos já existentes”, declarou.

Com sede na avenida Duque de Caxias, 214, a Junta Comercial é um órgão descentralizado e todos os 167 municípios do RN estão integrados ao sistema de abertura, alteração e baixa de empresas, tanto fisicamente, em Natal e nos escritórios regionais, quando com a utilização de ferramentas digitais, como o portal Redesim. O presidente da Jucern, Carlos Augusto de Paiva Maia, afirmou que a média de atendimento para a abertura de uma nova empresa é de menos de uma hora. “A Jucern registrou tempo recorde de tramitação de processos: 57 minutos e 33 segundos, incluindo nesse prazo a resolução de exigências. A agilidade tem sido nosso diferencial”, comparou.

Aldemar Freire – Unicom/Sistema FIERN