Presidente da FIERN participa de reunião da Diretoria da CNI e lançamento da Agenda Internacional da Indústria 2019

26/03/2019   14h22

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, participou nesta terça-feira, dia 26, em Brasília, da reunião de Diretoria da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da qual é primeiro secretário. A reunião foi conduzida pelo presidente interino Paulo Afonso Ferreira. Entre os temas tratados estão a prestação de contas da CNI referente ao exercício de 2018, que foi apresentada pelo 1º diretor financeiro da CNI, Jorge Wicks Côrte Real, a discussão da Medida Provisória nº 873/2019 e a Agenda Internacional da Indústria 2019, lançada hoje pela CNI.

Publicada no último dia 1º de março, a MP 873/2019 alterou regras relativas ao recolhimento da contribuição sindical, A gerente executiva de relações do trabalho Sylvia Lorena fez a apresentação das principais mudanças na regra. A Contribuição Sindical tem por finalidade o custeio de atividades essenciais das entidades sindicais, permitindo preservar sua autonomia, assegurando que possam defender os interesses das categorias, representando-as perante autoridades, órgãos governamentais e fóruns de deliberação, além de firmar convênios e parcerias.

Durante a reunião, a Confederação lançou a Agenda Internacional da Indústria 2019, apresentada por Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial. O documento apresenta as prioridades do setor para ampliar a inserção das empresas brasileiras no mercado externo e apresenta sugestões de políticas públicas para reduzir os custos e aumentar a produtividade.

A Agenda reúne um conjunto de 110 propostas para os ministérios da Economia (ME) e das Relações Exteriores (MRE) para fortalecer o comércio exterior brasileiro e criar uma cultura pró-exportação. São contempladas ações em áreas de política comercial que vão desde os acordos comerciais e investimentos, passando pela tributação e financiamento, até a facilitação do comércio. Além disso, também trata de serviços de apoio à internacionalização.