Presidente da FIERN participa de reunião do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont

24/08/2022   14h14

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, participou nesta quarta-feira (24) da reunião do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont (ISD), realizada de forma híbrida. Amaro Sales é o representante, nesse Conselho, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Durante a sessão, foram discutidos, e aprovados, os Relatórios Semestrais Financeiros e Gerenciais do Instituto e novos integrantes do Conselho, entre os quais o representante do Ministério da Saúde, Marcos de Sousa Ferreira, além do médico e pesquisador Erico Gurgel Amorim.

Na apresentação do relatório, o diretor do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, destacou, entre os projetos a serem executados, a implantação de novos laboratórios de neuroengenharia computacional e de pesquisa clínica.

Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, o Instituto Santos Dumont atua nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia. O Decreto Presidencial de 27 de fevereiro de 2014 qualificou o ISD como Organização Social, formato de parceria entre os setores público e privado que possibilita a uma instituição sem fins lucrativos obter recursos do Estado para realizar serviços de interesse público.

Atualmente, o ISD realiza suas atividades por meio de Contrato de Gestão firmado com o Ministério da Educação (MEC). O Instituto mantém Termo de Convênio firmado com a UFRN em vários dos seus projetos e também é parceiro de outras entidades brasileiras, além de colaborar com instituições dos Estados Unidos, Escócia, Japão, França, México, Portugal, Suécia e Suíça.

O conselheiro Amaro Sales, que também é primeiro secretário da CNI, destacou a importância da representação e a interlocução da indústria neste colegiado do ISD para que o setor produtivo participe e contribua com o Conselho do Instituto, “que tem relevante atuação na área cientifica e avançados projetos de pesquisa”.

Entre as unidades do ISD, está o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, localizado em Macaíba-RN, que desenvolve pesquisas científicas inovadoras em duas linhas principais: Interface Cérebro-máquina e Neuromodulação. Desde 2013, oferece o primeiro Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, autorizado pela CAPES, e 82 alunos de todo o país já ingressaram nesse curso. Tem, ainda, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), situado em Macaíba-RN, dedicado à formação, desenvolvimento e educação permanente de profissionais de saúde. Integra o SUS como serviço de referência para a atenção multidisciplinar à saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte.