Presidente da FIERN participa de reunião da diretoria da CNI com o ministro da Economia

30/08/2022   17h45

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e diretor 1º secretário da CNI, Amaro Sales de Araújo, participou da 7ª reunião da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (30), em Brasília. O encontro teve palestra do ministro da Economia, Paulo Guedes.

O ministro abordou a situação atual da economia e as perspectivas destacando que o país será uma potência ambiental e energética, além de responsável pela segurança alimentar no mundo.

Guedes afirmou que o Brasil precisará de novas indústrias para o futuro e citou programas de energia verde para os próximos anos e o estímulo à instalação da indústria de semicondutores e arranjos produtivos.

O auxiliar do presidente da República Jair Bolsonaro ressaltou a necessidade de reindustrialização do país e fez um histórico da desindustrialização no Brasil ao longo dos últimos 30 anos. Diante disso, informou que há uma perspectiva de crescimento em investimento pela iniciativa privada na ordem de R$ 900 bilhões nos próximos 10 anos.

Ainda na palestra, Paulo Guedes afirmou que 100 milhões de brasileiros estão trabalhando atualmente e que o país está gerando, em média, 760 mil empregos por mês totalizando 15,7 milhões de empregos desde o início do atual governo.

Quanto à inflação, ele estima que, para o próximo ano, haverá uma redução e que a economia vai se abrir com exportações crescentes, novos mercados, novos investimentos em energias limpas destacando a produção de hidrogênio verde com o dobro da energia do Brasil em cinco anos.

No tocante ao desemprego, a estimativa é de uma taxa de 8% mesmo com fatores como pandemia e a guerra na Ucrânia. Guedes lembrou que, quando assumiram o governo, receberam o país com uma taxa de desemprego de 12%.

Com relação à Covid e a guerra na Ucrânia, o ministrou explanou a respeito da vulnerabilidade das cadeias produtivas mundiais e que, diante disso, há exigências dos países como, por exemplo, investimentos em quem está próximo e em quem é confiável. Com essa perspectiva, ele vê que se cria uma grande oportunidade para a indústria brasileira.

Aos presentes na palestra, o ministro declarou que o Brasil é o 7º melhor país digital do mundo, acima dos Estados Unidos e Canadá além de ter abordado o choque de alta produtividade.

Paulo Guedes falou que, quanto ao crescimento, este ano, a estimativa é que seja em mais de 2,5% e citou dois vetores para isso: desaceleração da desindustrialização e investimento sustentável com as reformas (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – PRONAMPE, marco do setor elétrico, obras, dentre outras).

Outros dois pontos tratados por Guedes foram a redução do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Por fim, o ministro lembrou do envio da reforma tributária ao Congresso Nacional e que, caso o atual governo vença as eleições, vão trabalhar para aprovar ainda este ano.

Institutos SENAI e a imersão em ecossistema de inovação
Ainda durante a reunião da diretoria da CNI, o presidente da Confederação, Robson Braga de Andrade, tratou a respeito das imersões em ecossistemas de inovação no segundo semestre deste ano.

Ele relatou a respeito das ações desenvolvidas pela CNI junto aos Institutos de Inovação do SENAI no Brasil e reiterou ao ministro Paulo Guedes sobre os avanços dessas unidades e dos centros de tecnologias, que estão com nível de qualidade e tamanho internacional.