Presidente da FIERN participa de videoconferência da Assembleia sobre implicações da pandemia no Estado

14/05/2020   19h26

Ao participar, por videoconferência, de reunião na Comissão de Enfrentamento ao Novo Coronavírus na Assembleia Legislativa, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou as ações do Sistema Indústria para combate à pandemia da Covid-19. Ele afirmou também que o Plano de Retomada Gradual da Economia do RN, apresentado pela FIERN em parceria com a Universidade e demais federações empresariais, pode ser uma referência nas discussões dos deputados estaduais sobre a situação do estado na atual crise provocada pela pandemia.

A reunião da Comissão desta quinta-feira teve a presença representantes da classe produtiva do Rio Grande do Norte que destacaram a necessidade de uma discussão sobre o planejamento para que se tenha os devidos protocolos quando houver as condições de retomada da economia do Estado.

A videoconferência contou com a participação, além do presidente da FIERN, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), José Lucena, e da vice-presidente da CDL-Natal, Maria Luísa Fontes.

Amaro Sales lembrou algumas das iniciativas da FIERN, como a fabricação e distribuição de máscaras, pelo SENAI, e o projeto de desenvolvimento de respiradores, pelo CTGAS. O presidente FIERN também destacou que o plano de retomada gradual da economia elaborado pela entidade por meio do programa Mais RN. A proposta, detalha diversas medidas para que o RN possa sair do isolamento, mas não define uma data específica.

A expectativa é que o governo possa utilizar o material quando existir uma expectativa para o fim da pandemia no Estado. “Ninguém vai sair dessa crise sozinho. No RN se nos unirmos, conseguiremos ajudar uns aos outros a vencer a pandemia de saúde e econômica”, disse.

“Faço um apelo aos senhores deputados para que não deixem o comércio parar. O comércio está respeitando rigorosamente as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde. Estamos trabalhando com todas as exigências e com todo o cuidado. É preciso conscientizar a população para não aglomerar”, acrescentou José Lucena.

Maria Luísa Fontes seguiu posição semelhante e pediu transparência por parte do poder público para que se possa discutir o aumento ou a flexibilidade das restrições. “Precisamos de informações para sabermos, por exemplo, o número de leitos. Esse é o dado que vai indicar o colapso ou não do Estado, e quais são os protocolos, a adoção de medidas que precisamos tomar”, disse a vice-presidente da CDL.

Presidente da Comissão, o deputado Kelps Lima (SDD) demonstrou preocupação com a possibilidade do prolongamento da quarentena. “Temos pequenos empresários que não sabem quanto vão ganhar no fim do mês, como os pequenos comerciantes do Alecrim. Eles não sabem quanto vão ganhar, e muitos não estão ganhando nada. Não será o serviço público que vai salvar o RN, pelo contrário, a máquina pública inchada tende a afundar. O governo pode muito, mas não pode tudo. Temos que apoiar todas as ações do Governo, mas não podemos aceitar que iniciativa privada e empreendedora seja tratada sem o tamanho e a importância que ela tem”, disse o parlamentar.

Novo integrante da comissão em substituição a Sandro Pimentel (Psol), que deixou o colegiado para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Arena das Dunas, o deputado Hermano Morais (PSB) cobrou responsabilidade para se discutir o retorno da economia. “Temos que estar preparados para a saída gradual, com segurança e responsabilidade”, afirmou.

Já o deputado Getúlio Rego (DEM) revelou concordar com a abertura do comércio, disse não existir coerência em manter apenas os supermercados abertos e defendeu inclusive a volta das academias. “Como médico, posso afirmar que o exercício físico é importante para a proteção do organismo, para uma melhor imunidade. Poderia se pensar em aumentar o horário das academias para que seja diluída a ocupação”, disse. Para Tomba Farias (PSDB), o maior problema atualmente em meio a pandemia é a questão da politização em torno do assunto.