Presidente da FIERN participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023, em Belo Horizonte

13/03/2023   11h00

Presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) de 2023, que começa nesta segunda-feira (13), em Belo Horizonte. Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com suporte do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EEBA é o principal evento para o relacionamento entre os dois países.

Neste ano, o EEBA chega a sua 39ª edição, com o tema “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”. O evento iniciará com um diálogo ministerial junto ao setor privado sobre a cooperação teuto-brasileira, que terá participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, e do Ministro Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck, além do presidente da BDI, Siegfried Russwurm, e da CEO da Bayer Brasil, Erica Barbagalo.

O encontro terá painéis temáticos ao longo dos dois dias de realização, com os temas Sustentabilidade e Descarbonização Industrial, Transição energética, Transformação digital e Desafios geopolíticos. A programação contempla também visitas técnicas ao Centro de Inovação e Tecnologia SENAI-MG e ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 da FIEMG.

Ainda no cronograma, estão programadas visitas ao Aeroporto Industrial de Belo Horizonte e a empresas mineiras. Na terça-feira (14), será realizado um encontro entre empresas brasileiras e alemãs para promover novos negócios em bens, serviços e tecnologias para os setores de indústria urbana, metalomecânico, químico e farmacêutico, rochas e minerais, TIC e eletrônico e educação.

Nesta edição, o evento volta a ser realizado presencialmente após uma edição online em 2021.

O EEBA reúne, a cada dois anos, empresários brasileiros e alemães, associações setoriais, investidores, autoridades e gestores governamentais interessados em fortalecer as relações bilaterais. Entre as metas do encontro, estão a discussão de novos investimentos e oportunidades de cooperação, apresentações de propostas para a melhoria do ambiente de negócios, facilitação do relacionamento comercial entre empresas e conexão entre pessoas.