Presidente da FIERN participa, na SEDEC, de reunião das Câmara Setoriais e despedida de Jaime Calado

31/03/2022   16h57

Crédito fotos: Daniel Herrera

 

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, participou, na manhã desta quinta (31), da reunião híbrida das Câmaras Setoriais na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, ocasião em que o secretário Jaime Calado despediu-se da gestão à frente da pasta e recebeu homenagens dos integrantes das câmaras e dos servidores. Jaime oficializou a saída da SEDEC para disputar um cargo eletivo no pleito deste ano.

 

O secretário prestou contas da sua atuação nos três anos à frente do Desenvolvimento Econômico, falando aos representantes das Câmaras Setoriais. “Essas são as únicas câmaras setoriais no país que incluem governo, academia, setor produtivo e setor de crédito”, ressaltou. “É um fórum muito representativo e permanente”, disse.

 

Emocionado, Jaime falou de sua carreira profissional, da origem a partir de uma família humilde do município de Lucrécia, depois da formação em Medicina e da experiência em cargos públicos relacionados às áreas da Saúde e Econômica. “Aprendi muito, em diversos cargos e funções, mas meu maior aprendizado foi aqui na SEDEC. Estou feliz e emocionado hoje com esse momento”, disse.

 

 

O secretário apresentou uma prestação de contas do trabalho à frente da SEDEC, incluindo projetos que tiveram início na sua gestão e terão continuidade, como o Programa Norte-Riograndense de Hidrogênio Verde. “Vamos ser um grande produtor de energia verde”, disse.

 

Dirigindo-se a Amaro Sales, Jaime Calado destacou a parceria da FIERN com o governo e disse que o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), do Sistema Indústria, “é um case de sucesso internacional”. “O ISI fez, a pedido do governo do estado, o Atlas mais moderno do Brasil. Depois disso, o governo federal está contratando o ISI para levantamentos do potencial de vários estados. O que existe de melhor em conhecimento e pesquisa em energias renováveis está aqui. É preciso mostrar isso ao RN para melhorar a autoestima do nosso povo”, disse.

 

“Eu não tenho palavras para lhe agradecer a Amaro Sales, não só em meu nome mas de toda a equipe da SEDEC. Pelo seu apoio à frente da FIERN e pela disponibilidade de toda a sua assessoria em nos ajudar”, destacou Jaime Calado.

 

Em sua fala, o presidente da FIERN agradeceu, em nome da Federação, pelo período em que Jaime Calado esteve na condução da SEDEC. “Hoje vim agradecer e dizer que precisamos estar unidos. O RN é um estado importante, tem uma pauta importante, nós seremos grandes exportadores de energia. Temos uma grande esperança desse desenvolvimento, para que tenhamos um Rio Grande do Norte diferente. No que a FIERN puder ajudar, contem conosco”, destacou Amaro Sales.

 

 

Amaro Sales ressaltou que todos os assuntos pautados pela indústria junto ao governo sempre contaram com a atenção do secretário. “Quando a governadora Fátima Bezerra lhe indicou para cargo parabenizei a ela e a você porque a gente sempre deseja que chegue ao cargo um secretário que tenha boa interlocução com o setor produtivo, como é o seu caso”, lembrou. “Com Jaime Calado, todos os assuntos da pauta da indústria sempre foram bem recebidos. A indústria tem sido, neste governo, sempre bem tratada. Precisamos disso, de desamarrar as dificuldades para que tenhamos um estado próspero”, afirmou.

 

O secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, que também é vice-presidente da FIERN, falou da boa relação com Jaime Calado durante todo o período que atuaram em conjunto, e a relevância dos projetos desenvolvidos sob o comando do secretário e, com seu auxílio. “Aprendi a admirar Jaime desde o primeiro dia de trabalho conjunto. Nosso trabalho valeu a pena, e o futuro vai dizer o que nós fizemos”, disse.

 

Além de Torquato, participou da reunião das Câmaras Setoriais o diretor de Inovação da FIERN, Djalma Cunha; o gerente do Mais RN, Pedro Albuquerque; e outras diversas autoridades e representantes de instituições como UFRN, Banco do Nordeste, FAPERN, Metrópole Digital, UERN.