Presidente da FIERN recebe visita de Senador e do Diretor do Idema

22/01/2019   19h01

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, recebeu a visita do senador Jean-Paul Prates e do diretor geral do Idema, Leonlene Aguiar, na tarde desta terça-feira (22), na Casa da Indústria. O encontro debateu ações e iniciativas voltadas ao fomento do setor de energias renováveis e gás e fortalecimento da indústria potiguar, cujo potencial será ampliado com a criação do Parque Tecnológico de Energias Renováveis no Rio Grande do Norte.

O presidente destacou a capacidade de geração do estado, o maior do País em energia eólica, e chamou atenção para que o Estado se consolide em pesquisa e tecnologia. Neste sentido, enalteceu a atuação do CTGAS-ER e o novo modelo  de atuação que deverá buscar maior aproximação do Centro de Tecnologia com as empresas a fim de atribuir maior sustentabilidade dos projetos.

A realização do EEBA 2019, em Natal, também é, na avaliação do presidente Amaro Sales, uma grande oportunidade para o empresariado local e nacional reforçar seu protagonismo. “O EEBA é de grande importância na agenda econômica Brasil-Alemanha, que poderá ter cooperação dos dois países em diversas atividades locais, dentre elas as energias eólica e solar”, disse. Amaro estava acompanhado do diretor regional do SENAI, Emerson Batista, e do superintendente de Superintendente Corporativo de Desenvolvimento Institucional e com o Mercado, Hélder Maranhão, do diretor executivo do CTGAS-ER Rodrigo Diniz Melo.

A proposta do Parque Tecnológico foi apresentada pelo diretor técnico do Instituto SENAI de Inovação (ISI) Energias Renováveis Antônio Medeiros. Ele defendeu ações que serão desenvolvidas em sistema de rede entre os ISI que atuam no país, além de parceria com Universidades, Cerne, CNI e Governo.

O senador Jean-Paul Prates se dispôs a apoiar parcerias e abrir o diálogo entre os diversos setores da cadeia produtiva para que o Estado possa avançar na geração e fomentar a economia local.

O diretor do Idema, Leonlene Aguiar, destacou avanços do estado no licenciamento ambiental e antecipou que sua gestão irá focar na transparência de informações, com o objetivo de agilizar e dar maior segurança técnica e jurídica aos processos de licenciamento ambiental.

Também participaram do encontro a gerente de relações institucionais do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Neli Terra, e o assessor parlamentar do senador, Jackson Santos.