Presidente do Sistema FIERN destaca elaboração de sugestões para reforma da previdência estadual

18/07/2019   11h12

 

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou — durante entrevista à rádio 96 FM — o estudo, que está em elaboração por um grupo técnico constituído pela Federação das Indústrias, sobre a Previdência estadual. A ideia é apresentar sugestões de reforma do sistema previdenciário do serviço público do Rio Grande do Norte para contribuir com as discussões, caso os estados e municípios fiquem mesmo fora das mudanças que estão em votação no Congresso Nacional para as regras de aposentadorias e pensões.

 

“O momento é propício [para este debate], com a votação em primeiro turno da Câmara dos Deputados. Acreditamos que até o fim de agosto o Congresso Nacional vai concluir a tramitação da reforma”, disse Amaro Sales, durante o programa Jornal da 96. Ele afirmou que se os estados realmente não forem incluídos nas novas regras, será necessário um debate no Rio Grande do Norte e, por isso, o Sistema FIERN está elaborando essa proposta.

 

“O Estado tem um déficit na Previdência superior a R$ 1,5 bilhão por ano. Sem os ajustes, não há sustentabilidade”, destacou. Ele acrescentou que essa situação se agrava a cada ano, uma vez que o Rio Grande do Norte já tem quase um aposentado para cada servidor ativo. Essa proporção, para que o sistema de previdência seja sustentável, deveria ser de quatro ativos para cada inativo.

 

Por isso, afirma o presidente do Sistema FIERN, se os estados ficarem fora da reforma em votação no Congresso, será necessário discutir o tema no Rio Grande do Norte. “Há uma expectativa de que ainda possam ser incluídas as previdências estaduais, durante a apreciação no Senado, se não forem, é preciso pautar esse debate”, afirmou.

 

Durante a entrevista ao Jornal da 96, ele lembrou também que na próxima segunda-feira a reforma previdenciária será tema de seminário, em Natal, que terá como palestrante o secretário especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho. O seminário vai ser no auditório da Casa da Indústria (sede do Sistema FIERN), a partir das 9 horas, com uma abertura e, em seguida, a palestra de Rogério Marinho. O evento é promovido pelo Sistema FIERN, FAERN, FETRONOR e FECOMÉRCIO.