Presidente do Sistema FIERN participa da posse do novo presidente do TJRN

7/01/2019   23h24

Presidente da FIERN, Amaro Sales, cumprimenta o novo presidente do TJRN, desembargador João Batista Rebouças

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, acompanhado do superintendente jurídico do Sistema Davis Costa, participou na noite desta segunda-feira, 07, no Centro de Convenções de Natal, da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, desembargador João Batista Rebouças, em substituição ao desembargador Expedito Ferreira. Também estiveram presentes à solenidade os diretores da FIERN, Maria da Conceição Tavares e Jorge Bastos Filho.

Presidente e diretores do Sistema FIERN com a governadora do RN Fátima Bezerra

Durante a cerimônia, tomaram posse o desembargador Virgílio Macedo Júnior como vice-presidente e o desembargador Amaury Moura Sobrinho, como corregedor geral da Justiça. Entre os componentes da mesa o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a governadora Fátima Bezerra, o prefeito em exercício Paulo Freire, o senador Garibaldi Filho e a deputada e senadora eleita Zenaide Maia.

Presidente da FIERN com o ex-senador e ex-presidente da FIERN e CNI, Fernando Bezerra e o seu filho Hênio Bezerra

Também fizeram parte da mesa os ministros do STJ, Luiz Alberto Gurgel de Farias e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e o procurador geral da Justiça, Eudo Rodrigues Leite. E ainda os presidentes da OAB-RN, Aldo Medeiros Filho e do TCE, conselheiro Poti Cavalcanti Júnior.

Novo presidente do TJRN João Rebouças aponta em discurso quais as prioridades da sua gestão

Transparência, Produtividade e Efetividade jurisdicional. Esses são os eixos apontados pelo desembargador João Rebouças em seu discurso de posse como novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e que irão nortear a sua administração durante o biênio 2019-2020. Sua fala encerrou a sessão solene do Pleno do TJRN, com a posse dos novos dirigentes do Poder Judiciário potiguar.

João Rebouças apontou um dos desafios para a Justiça daqui para frente. “Em um mundo cada vez mais rápido e instantâneo, a Justiça precisa se reinventar em termos de atendimento, sob pena de sofrer a mais triste das penalidades: a indiferença”. Diante desse desafio, o novo chefe do Poder Judiciário afirmou que procurará oferecer uma prestação jurisdicional célere, com respostas rápidas e precisas, em benefício da população potiguar.

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, desejou sucesso ao desembargador João Rebouças para gerir o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, de forma que possa prevalecer a harmonia entre os poderes. O ministro ressaltou que o Judiciário atuando de forma unida é garantia do Estado Democrático de Direito. Nesse sentido ele acrescentou que o Poder Judiciário “é o esteio fundamental para levar a todas as pessoas os seus direitos e garantias constitucionais”.

Toffoli também cumprimentou a gestão que se despede, na pessoa do desembargador Expedito Ferreira, e saudou o bom trabalho realizado na implantação integral do sistema PJe no estado, colocando à disposição da nova gestão “todos os esforços necessários para a continuidade desse trabalho na esfera nacional”.