Presidente do Sistema FIERN recebe homenagem por contribuição ao desenvolvimento do setor energético

3/12/2021   09h32

Presidente Amaro Sales foi representado na premiação pelo diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, foi homenageado nesta quinta-feira (02) como uma das 15 personalidades do Rio Grande do Norte que contribuíram para o desenvolvimento do setor energético do estado, hoje líder nacional em geração de energia eólica e uma das zonas apontadas como mais promissoras no Brasil para expansão de investimentos na área.

O Prêmio Personalidade do Setor Energético foi entregue pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias (Cerne), no encerramento do 6º Fórum Estadual de Energia e Sustentabilidade do Rio Grande do Norte (FEERN 2021), realizado no Centro de Convenções, em Natal.

Voz ativa nos debates sobre o setor, o Sistema FIERN se destaca como referência no Brasil em pesquisa, desenvolvimento, inovação e soluções de educação profissional em energia eólica, solar e sustentabilidade, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), um dos cinco centros de tecnologias e educação do SENAI no estado.

Sales foi representado na premiação pelo diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista. O reconhecimento ao presidente do Sistema Indústria no RN, disse Batista, “mostra que estamos no caminho certo para o crescimento do RN, trabalhando de forma coesa e buscando alinhar todas as vertentes envolvidas (industrial, governamental, legal, educacional) para essa expansão do nosso Estado”.

Premiação foi entregue a personalidades que se destacaram no desenvolvimento do setor energético do estado

Desenvolvimento

Na abertura do Fórum, mais cedo, Amaro Sales de Araújo, destacou o papel estratégico que o Rio Grande do Norte tem desempenhado no Brasil, como líder em geração de energia eólica e centro de referência em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação no setor, por meio do ISI-ER. O assunto norteou o discurso que fez, quando também reforçou que é preciso aproveitar ao máximo esse potencial e superar desafios para que o ambiente de negócios do setor continue favorável.

“Precisamos discutir legislação”, disse o presidente, se referindo à necessidade de avanços no debate sobre novas regras para licenciamentos ambientais de projetos, no âmbito do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Conema). Uma resolução do órgão, explica ele, cria novas exigências para empreendimentos de geração de energias renováveis, mas a discussão travou e há risco de perda de investimentos.

“O tema está em discussão no Conema, mas o processo está praticamente parado há dois anos e eu faço um apelo para que isso ande, assim como tem acontecido com o Idema (órgão ambiental que concede licenças no estado) – que tem sido um exemplo de resolução, de agilidade nos licenciamentos”, observou o presidente da Federação das Indústrias. “Precisamos dar velocidade a essa discussão para que venham mais investimentos, para que o Rio Grande do Norte não perca investimentos para outros estados”.

Em outubro deste ano, Sales entregou uma Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte à governadora Fátima Bezerra, que contempla o setor de energia em meio a “sete pontos urgentes e estruturantes” para o futuro do Estado. Ele disse que ela tem se mostrado sensível às demandas desse segmento da indústria.

SAIBA MAIS – Contribuições do Sistema

O Sistema FIERN, que inclui SENAI, SESI e IEL no Rio Grande do Norte, tem participado ativamente das discussões em prol do fortalecimento e do desenvolvimento contínuo do setor de energias renováveis, o que também inclui a formação de novos talentos e o desenvolvimento de pesquisas e inovações que têm resultado em mais progressos para a indústria e avanço das energias limpas na matriz energética brasileira.

A geração de energia eólica offshore, que tem os primeiros projetos atualmente em fase de licenciamento no Brasil, é objeto de estudos dos pesquisadores do SENAI-RN há mais de 10 anos. O ISI-ER, referência do SENAI no país nessa área, tem exemplos de trabalhos no histórico que incluem medições realizadas pela primeira vez no país para atestar o potencial de geração desse tipo de energia, no mar.

No campo da qualificação, os cursos de energia estão entre as áreas de educação profissional que mais registram crescimento. Entre janeiro e julho deste ano, as matrículas mais que dobraram e pela primeira vez desde 2017 – início da série histórica disponível no banco de dados online do SENAI-RN para o período – a “energia eólica” apareceu entre as 5 áreas mais buscadas.

No caso da energia solar, desde 2017, apenas o CTGAS-ER formou mais de 1000 profissionais em cursos específicos na área, como instaladores de sistemas fotovoltaicos. Em parceria com a Alemanha, o Centro também desenvolveu um sistema de certificação profissional exclusivo no Brasil para esses profissionais. O objetivo é atestar se os profissionais realizam o serviço com boas práticas e qualidade. A avaliação é feita por meio de provas teóricas e práticas.