Presidente do Sistema FIERN recebe homenagem do TJ pela parceria no Programa Novos Rumos

16/05/2019   13h01

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, recebeu uma homenagem, nesta quinta-feira, 16, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) pela contribuição ao “Programa Novos Rumos na Execução Penal”, que é desenvolvido pelo Judiciário estadual, em parceria com instituições públicas e privada.

 

Durante a solenidade — na qual foram homenageadas outras 26 pessoas, entre os quais o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, e comemorados os dez anos do “Novos Rumos” — os desembargadores João Rebouças (presidente do TJ-RN), Saraiva Sobrinho e o coordenador do programa, juiz Gustavo Marinho, destacaram o papel desempenhado pelas entidades do Sistema FIERN para que a Justiça ” cumpra o objetivo de propiciar oportunidades de recuperação dos apenados”.

 

“Destacamos a ajuda da FIERN com cursos de formação e qualificação profissional”, afirmou João Rebouças. Gustavo Marinho acrescentou, durante o pronunciamento, que a parceria com a FIERN permite que sejam oferecidas atividades de capacitação para os apenados que demonstram interesse.

 

“A FIERN está muito honrada com a comenda recebida. Isso incentiva a contribuir mais para que essa parceria tenha os melhores resultados. O SENAI tem colaborado para a qualificação profissional dos apenados. E o programa mostra que esse olhar é importante para que se possa agregar os que saem do sistema prisional e devem ser acolhidos. Então, o projeto merece atenção dos empresários e da sociedade. Neste contexto, a homenagem aumenta nossa responsabilidade na participação neste tipo de projeto”, disse Amaro Sales.

 

 

Durante a solenidade, João Rebouças destacou “os serviços prestados para a ressocialização de reeducandos no Estado por meio do programa”. “A reinserção nos ambientes familiar e social e a capacitação para uma profissão evitam a reincidência”, afirmou o desembargador.

 

Para o juiz coordenador do Novos Rumos, Gustavo Marinho, esses dez anos marcam um período de intenso trabalho para transmitir à sociedade uma nova visão e conscientização. “É uma comemoração muito importante para toda a Comunidade, porque o que nós fazemos é em prol de uma sociedade mais justa, mais solidária, em prol da dignidade do ser humano”, acrescentou.

 

Gustavo Marinho salientou que o objetivo do programa criado em 2009 é promover uma transformação na vida das pessoas que precisam e irão retornar ao convívio em sociedade.

 

Na solenidade desta quinta-feira, também foram homenageados o juiz coordenador do programa Novos Rumos na Execução Penal do TJ de Minas Gerais, Luiz Carlos Rezende e Santos; os desembargadores Rafael Godeiro, Cláudio Santos e Saraiva Sobrinho; o deputado estadual George Soares; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Maria Auxiliadora Barros; o subprocurador da República Edilson França; o reitor do IFRN, Wyllis Abel Tabosa; a coordenadora regional da Escola do Perdão e da Reconciliação, Maria do Socorro Medeiros; o promotor de Justiça Antônio Siqueira; e o presidente da Organização da Cooperativa do RN, Roberto Coelho.

 

Também foram entregues os certificados de reconhecimento para instituições como FIERN, Secretaria de Justiça e Cidadania, Prefeituras do Natal, Macau e Guamaré, Núcleo de Programas Socioambientais, Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos, SESC, TRT da 21ª Região, FECOMÉRCIO, UNP, Fórum do Livro do RN, Projeto de Extensão Motyrum Penitenciário da UFRN e Eko Ambientes.