Problemas da tributação de bens e serviços são abordados em reunião de diretoria

30/08/2019   19h03

O economista Mário Sérgio Telles, gerente de Políticas Fiscal e Tributária da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ministrou a palestra “As distorções do sistema tributário brasileiro e as propostas de reforma”, abordando os principais problemas da tributação de bens e serviços no Brasil durante a reunião de diretoria da FIERN realizada nesta sexta-feira (30), no Instituto SENAI de Tecnologia, em Mossoró.

“A indústria é totalmente a favor da reforma tributária e ela não pode acontecer apenas no âmbito federal”, destacou o economista enquanto apontava a necessidade da reforma tributação também incluir o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, visto que a reforma tributária não terá a capacidade de reduzir a carga tributária total. “Hoje o maior problema é o ICMS”, afirmou.

Todos os pontos abordados na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que altera o Sistema Tributário Nacional, e que está tramitando na Câmara Federal, foram apresentadas juntamente com seus pontos positivos e negativos.

O presidente da FIERN, Amaro Sales, destacou o grande desafio da reforma tributária. “Todos nós sabemos o que queremos. A empresa e o consumidor querem pagar menos e o Estado quer arrecadar mais”, concluiu afirmando a importância da reforma e a análise técnica das propostas.

Fórum

O presidente da Comissão de Energias Renováveis (COERE/FIERN), Sérgio Freire, apresentou o Fórum Potiguar de Energias Renováveis, que acontecerá no dia 24 de setembro. Ele convidou

Alemanha

O assessor da presidência, Hélder Maranhão, apresentou a programação do Encontro Econômico Brasil Alemanha, que acontecerá entre os dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções de Natal.

O evento contará com a participação de empresários brasileiros e alemães; dos governadores do Nordeste e do vice presidente da República, General Hamilton Mourão.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas através do site da FIERN – www.fiern.org.br.

Por Anna Claudia Costa