Procompi proporcionou avanços de produtividade em 342 empresas potiguares

17/08/2018   17h13

Diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Júnior

Em 342 empresas de cinco setores da economia do Rio Grande do Norte, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias resultou em avanços na produtividade. Essa foi uma das avaliações feitas durante o Encontro Nacional de Gestores do Procompi, em Natal.

Profissionais que atuam na condução do programa nacionalmente e nos estados estiveram reunidos nestas quinta, 16, e sexta-feira, 17), no auditório do Hotel Serhs.

Neste encontro, o diretor tesoureiro do Sistema Fiern, Roberto Serquiz, e o diretor de Inovação, Djalma Barbosa Júnior, apresentaram os resultados da execução do programa nos setores de água mineral e de reciclagem.

Ao falar sobre o Procompi, Djalma Barbosa disse que o programa proporcionou para o setor de Água Mineral avanços nas boas práticas de fabricação e nas condições de competitividade. “Tivemos o momento de capacitação, o de crescimento do mercado com mais concorrência e, agora, o da definição de estratégias para longo prazo”, disse.

Roberto Serquiz fez o lançamento de um aplicativo denominado Recicla Já, que vai aproximar a indústria de reciclagem de potenciais fornecedores de materiais para transformação. “O Procompi foi uma forma de acesso a esse aplicativo, que é de uma solução tecnológica para aproximar o ponto gerador para a indústria”, destacou Serquiz.

No primeiro dia do encontro, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, faz uma avaliação das atividades do PROCOMPI, além de discutir oportunidades de avanços e as perspectivas do programa. “O PROCOMPI fortalece a unidade sindical e as micro e pequenas empresas industriais, com ferramentas de apoio para que os empresários cooperem nos seus respectivos setores, com o apoio das instituições como SEBRAE, CNI e, no caso do Rio Grande do Norte, do Sistema FIERN”, destacou Amaro Sales.

O evento terminou nesta nesta sexta-feira, com a participação no auditório do Serhs Natal Grand Hotel, das gestoras nacionais do Programa, Suzana Peixoto e Durcelice Mascene.

Foram compartilhadas, na ocasião, as ações do PROCOMPI desenvolvidas nos estados, com debates e dinâmicas para o aperfeiçoamento das práticas de gestão por parte dos comitês nacional e estaduais.

O PROCOMPI é uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sistemas Indústrias dos Estados para a execução de ações que visam elevar a competitividade das empresas industriais de pequeno porte, por meio do estímulo à cooperação, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.