Produção industrial potiguar inicia 2021 em queda

24/02/2021   14h48

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, na avaliação da maioria dos empresários a atividade industrial potiguar permaneceu desaquecida na passagem de dezembro para janeiro de 2021, com queda na produção e o nível de emprego. Essa já é uma tendência esperada para o período. Note-se, porém, que o recuo também foi observado em relação a janeiro de 2020. Acompanhando o desempenho negativo da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 70% para 66%, e foi considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para meses de janeiro (indicador de 41,5 pontos). Além disso, os estoques de produtos finais ficaram estáveis, mas em patamar inferior ao esperado pelos empresários industriais. Apesar do declínio da atividade no primeiro mês do ano, em fevereiro de 2021, as expectativas dos empresários para os próximos seis meses quanto à demanda, ao número de empregados, às compras de matérias-primas e às exportações, são otimistas. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a cair, mas alcançou o maior valor para um mês de fevereiro desde 2019, quando o indicador atingiu 70,5 pontos.

Quando comparados os resultados por porte de empresa pesquisado, observa-se, em alguns aspectos comportamento divergente. As pequenas empresas apontaram estabilidade na produção e no emprego; e preveem que o número de empregados e as vendas externas não se alterarão nos próximos seis meses. As médias e grandes empresas, por seu turno, sinalizaram queda na produção e no número de empregados; e esperam aumento no pessoal ocupado e nas exportações nos próximos seis meses.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 24/02 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional os empresários reportaram aumento no número de empregados e queda nos estoques de produtos finais

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link: http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial/

EVOLUÇÃO MENSAL DA INDÚSTRIA

Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 1º e 11 de fevereiro de 2021, mostram que a atividade industrial potiguar voltou a cair em janeiro. Ainda assim, as expectativas para os próximos seis meses continuam otimistas.

O indicador de evolução da produção ficou praticamente estável em janeiro de 2021 (recuo de 0,1 ponto), passando de 47,9 para 47,8 pontos, mostrando queda em relação ao mês anterior. Na comparação com janeiro de 2020, o índice caiu 4,4 pontos (52,2 pontos). O indicador das pequenas empresas ficou em 50,0 pontos – mesmo patamar do levantamento de dezembro -, revelando estabilidade da produção. Já o das médias e grandes passou de 47,2 para 47,1 pontos, mostrando declínio da produção comparativamente ao levantamento de dezembro.

Para maiores informações, favor acessar a Sondagem Industrial