Professor do RN tem aula entre as dez melhores no Prêmio SENAI TOP LEAN

22/08/2019   14h45

 

Na tarde do último dia 21, foram apresentados os 20 melhores planos de aula, que receberam o ‘Prêmio SENAI Docente Top Lean’, durante o evento Lean Day que acontece simultaneamente nas unidades da instituição espalhadas pelo Brasil. Dentre os vencedores estava o docente do SENAI/Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, Deymison Iago Cortez.

 

O professor Deymison desenvolveu uma aula baseada em “Nos jogos educacionais de aplicativos como estratégia de aprendizagem e aumento do desempenho escolar nas aulas de comunicação”. Com este tema o docente se destacou entre os 10 primeiros classificados.

 

A METODOLOGIA

 

Criada há três anos, a metodologia Lean Educacional surgiu a partir de uma parceria entre o Departamento Nacional do SENAI e o SENAI Minas Gerais. Entre seus objetivos, o projeto visa repensar a prática educacional nas escolas do SENAI, reduzindo desperdícios, como movimentação desnecessária e equipamentos ociosos, e aumentando a produtividade e o nível de aprendizagem.

 

O EVENTO

 

O Lean Day foi criado como uma forma de engajar os instrutores do SENAI na adoção do Lean Educacional, por meio do Prêmio SENAI Docente Top Lean. Para participar, eles deveriam submeter um Plano de Situação de Aprendizagem, detalhando de que forma a metodologia poderia ser utilizada na sala de aula.

 

O PRÊMIO

 

O Prêmio SENAI Docente Top Lean mobilizou mais de 350 instrutores de unidades do SENAI de todo o País, que submeteram planos de aulas com propostas para a adoção dos conceitos do lean manufacturing, adaptados na metodologia Lean Educacional nas escolas. O Lean é uma filosofia focada na eliminação dos desperdícios, os quais, não agregam valor na ótica do cliente. A implantação do Lean Educacional visa à redução ou eliminação destes desperdícios presentes dentro do âmbito educacional, aumentando a qualidade do ensino e otimizando seus recursos.

 

Jô Lopes – jornalista Unicom/FIERN