Programa de Bioprevenção Reinicie chega às escolas públicas municipais do RN

14/04/2021   16h35

 

O programa de Bioprevenção Reinicie — que assegura o cumprimento dos procedimentos de segurança sanitária contra a pandemia da covid-19 — chega às escolas públicas municipais do Rio Grande do Norte. O convênio para implantação do programa na rede de ensino pública foi firmado entre o SESI-RN, o SEBRAE e a FEMURN. Projeto semelhante foi executado com êxito, em 2020, nos colégios particulares.

 

Em uma primeira fase, serão atendidas 1.000 escolas municipais nas diversas regiões do Estado. A rede pública de ensino foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia do coronavírus. Em alguns municípios as aulas presenciais estão há mais de um ano paralisadas. Com a perspectiva de discussão sobre o retorno, as entidades que representam as prefeituras firmaram a parceria com o SEBRAE e o SESI para que a consultoria garanta a volta com a segurança dos protocolos de bioprevenção.

 

A gerente de Saúde e Segurança na Indústria e coordenadora do Programa de Bioprevenção nas Escolas Públicas, Regina Lúcia Vasconcelos Barbosa, explica que a execução deste projeto ocorre, em cada escola, em três etapas. Na primeira, presencial há uma visita para um diagnóstico da situação na unidade escolar, com uma avaliação das instalações, condições para distanciamento, cumprimento dos protocolos, entrevistas com os profissionais que atuam na unidade e demais análises feitas pelos engenheiros de segurança, enfermeiros e técnicos do SESI, que trabalham na consultoria.

 

Na 2ª etapa, online, o plano de ação é apresentado, como descrição de todas as melhorias necessárias para a unidade e a capacitação dos profissionais da escola. Na 3ª etapa, os consultores voltam à escola para verificar se o plano foi sendo devidamente executado e se precisa de mais algum aperfeiçoamento. Confirmado que o protocolo está de acordo com todas as recomendações, é informado ao SEBRAE para que emita o certificado e o selo que atestam a escola como uma unidade que cumpre os protocolos de biossegurança.

 

O programa está sendo executado, em uma etapa piloto, em uma escola de Brejinho, na sede da Secretaria Municipal de Educação, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e em uma escola, este três em Natal. Regina Lúcia informa que até meados de julho deverá ser executado nas mil unidades desta primeira etapa, quando poderá ser ampliado.

 

A consultoria em bioprevenção, com isso, assegura às escolas a adequação de processos para mitigar os riscos de contaminação pela Covid-19 e garantir doas as orientações quanto aos protocolos de segurança. As escolas, neste programa, além da consultoria recebem também um “kit básico de bioprevenção”, que incluem material para sinalização e orientação do distanciamento. Ao final da consultoria, a escola estará também com uma equipe treinada e orientada quanto aos protocolos de segurança.

 

O retorno às atividades em sala de aula está condicionado aos decretos estadual e municipais, conforme a legislação.

 

As escolas públicas interessadas podem se inscrever, clique AQUI

 

Por Aldemar Freire, Unicom/FIERN