Programa de Compliance entrega livro sobre integridade corporativa no Sistema Indústria a dirigentes da FIERN

28/07/2022   15h10

O Programa Corporativo de Compliance da Federação das Indústrias do RN (FIERN) iniciou a distribuição de exemplares do livro “Compliance para o Sistema Indústria – Teoria e Prática” entre os dirigentes da FIERN e dos sindicatos filiados à Federação. A iniciativa busca disseminar os conceitos e exemplos do trabalho de integridade corporativa entre a alta administração da FIERN, SESI, SENAI e IEL no estado.

 

Composta por nove artigos e apêndice sobre planejamento e gerenciamento de projetos, a obra, publicada pelo Conselho Nacional do SESI, foi elaborada por especialistas das Federações das Indústrias. A publicação é fruto de uma capacitação oferecida pelo SESI aos profissionais responsáveis pela implementação de programas de integridade nos Departamentos Regionais e unidades do SESI em todo o país.

 

“O livro trata da doutrina e de práticas de implementação do compliance dentro do Sistema Indústria”, explica a gestora do Programa Corporativo de Compliance da FIERN, Gabriella Rebouças. “Essa publicação é de grande importância para a FIERN porque estamos justamente em um processo de implementação do programa, ou seja, na revisão de normativos, de práticas de comunicação e de treinamentos mais robustos sobre o tema”, completa.

 

gestora também destaca que levar essa publicação para os dirigentes é fundamental para a efetividade do programa. “É importante que os dirigentes e conselheiros tenham conhecimentos de que essa é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI para todo o Sistema Indústria e que eles conheçam esse livro e as práticas do programa de integridade dentro da Federação e das casas do Sistema”, afirma Gabriella.

 

Gabriella Rebouças, gestora do Programa Corporativo de Compliance da FIERN

 

“Um dos principais eixos de um programa de compliance efetivo é o comprometimento da alta gestão. Então é importante levar para os diretores e conselheiros essa doutrina e teoria, como também mostrar exemplos práticos dentro do próprio Sistema Indústria”, ressalta a gestora.

 

Na última quarta-feira (27), durante a reunião de diretora da FIERN, Gabriella apresentou os avanços dos trabalhos. A gestora também deu ênfase para o principal eixo do programa — o comprometimento da alta administração. “É essencial o engajamento da diretoria nas questões de conduta dentro da integridade e da ética para que os colaboradores consigam fortalecer a governança corporativa”, ressalta.

 

Programa de Compliance

 

Formada por pessoas, sistemas e processos, a Gestão do Programa Corporativo de Compliance estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade.

 

O Compliance é a área responsável por verificar se todos os setores do Sistema FIERN estão trabalhando de acordo com normas internas e as leis e regulamentos externos, de forma a evitar situações que possam enfraquecer a Entidade no mercado e abalar sua credibilidade. Para isso, o Programa estabelece a imagem que a empresa quer passar e seu comprometimento em buscar soluções antes que o problema apareça.

 

Nos últimos anos, os Programas de Compliance passaram a representar uma vantagem competitiva relevante. A iniciativa estimula a atração de investidores e investimentos; atua na identificação de riscos e prevenção de problemas; atribui ganho de credibilidade; melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos; aumento da governança; consolidação de uma cultura organizacional; maior sustentabilidade; além da correção efetiva de inconformidades.