Programa de Compliance realiza apresentação sobre assédio moral para gestores do SESI e do IEL

3/08/2022   08h40

 

O Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN realizou, na terça-feira (2), uma apresentação sobre assédio moral para os gestores do SESI-RN e do IEL-RN, durante as reuniões de desempenho das casas do Sistema Indústria — SESI, IEL e SENAI. Foi exibido um vídeo informativo do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e entregue uma cartilha informativa sobre assédio moral.

 

Esta é a segunda participação do Compliance nas reuniões de desempenho, como parte do plano de treinamento de colaboradores e gestores sobre os diversos tópicos de pautam a integridade corporativa. Mensalmente, a gestora do programa, Gabriella Rebouças, apresenta conteúdos relevantes para o programa da FIERN. Entre os próximos temas que serão abordados estão Lei Anticorrupção, assédio sexual, política de brindes, nepotismo e Lei Geral de Proteção de Dados.

 

“Procuramos temas que fortaleçam a governança corporativa para formarmos um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Neste mês decidimos abordar assédio moral, então debatemos sobre sua abrangência, as causas e consequências e formas de prevenção”, explica a gestora. “Por fim, fortalecemos a importância dos canais de denúncias e reforçamos a confiança nas denúncias anônimas para podermos realizar tratativas”, completa Gabriella Rebouças.

 

“Após uma apresentação sobre o tópico, temos um debate e a aplicação de um questionário para medirmos a retenção do conteúdo por parte da equipe”, afirma Gabriella. “Com base nos resultados, conseguiremos ter um direcionamento para os próximos assuntos a serem abordados”, finaliza.

 

Programa de Compliance

 

Formada por pessoas, sistemas e processos, a Gestão do Programa Corporativo de Compliance estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade.

 

O Compliance é a área responsável por verificar se todos os setores do Sistema FIERN estão trabalhando de acordo com normas internas e as leis e regulamentos externos, de forma a evitar situações que possam enfraquecer a Entidade no mercado e abalar sua credibilidade. Para isso, o Programa estabelece a imagem que a empresa quer passar e seu comprometimento em buscar soluções antes que o problema apareça.

 

Nos últimos anos, os Programas de Compliance passaram a representar uma vantagem competitiva relevante. A iniciativa estimula a atração de investidores e investimentos; atua na identificação de riscos e prevenção de problemas; atribui ganho de credibilidade; melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos; aumento da governança; consolidação de uma cultura organizacional; maior sustentabilidade; além da correção efetiva de inconformidades.