Programa de estágio é debatido em reunião entre IEL e Secretaria Estadual de Educação

6/05/2022   16h37

Representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que integra o Sistema FIERN, se reuniram com servidores da Secretaria Estadual de Educação, na última quarta-feira (4), para realizar um trabalho de adequação nos projetos político-pedagógicos dos cursos de ensino técnico profissionalizante da rede estadual.

 

De forma virtual, gestores das Diretorias de Estudos Educacionais (Dired) e de Centros Profissionais debateram com o responsável técnico da área de Estágios do IEL, André Pereira, e com a subcoordenadora de Educação Profissional (SUEP), da Secretaria Estadual de Educação, Sayonara Rêgo Fontes.

 

 

Esses Centros de Educação Profissional se estruturaram e agora têm o curso técnico integrado com o ensino técnico profissionalizante da rede estadual. “Geralmente, são curso em Administração e curso técnico de Informática”, disse Pereira.

 

Com ajuda do IEL-RN, a ideia é formatar esses projetos para permitir que alunos do terceiro ano desses cursos integrados técnicos possam estagiar. “Estivemos reunidos com o superintendente do IEL [Juan Saavedra] e com Sayonara para alinhar isso”, comentou.

 

 

Na ocasião, o responsável técnico de Estágios fez esclarecimentos a respeito da Lei do Estágio, em especial do seu artigo 7º, que trata da avaliação das atividades e das condições de estágio. “Pontuamos cada inciso do artigo para que eles tenham ciência do termo e o compromisso com o estágio”, afirmou.

 

Além disso, os gestores e diretores foram incentivados a fazer o cadastro na plataforma do IEL dessas escolas e centros com seus respectivos cursos técnicos.

A ideia é que, após todos os centros profissionais estarem cadastrados, seja assinado um convênio entre o IEL e a Secretaria Estadual de Educação. “Para quando o documento for assinado já estejam cientes do cadastro e das responsabilidades do que implica orientar os alunos que serão cadastrados e contratados”, concluiu.