Programa de Imersões da CNI com inscrições abertas!

2/02/2022   15h29

Com o tema “Inteligência Artificial”, a 20ª Edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação ocorreu em novembro de 2019, em Campinas (SP).

2022 chegou e está cheio de oportunidades para quem quer mergulhar nas tendências tecnológicas, oportunidades de negócios, parcerias com centros de pesquisa de inovação e networking.

Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), está com inscrições abertas. Serão quatro edições presenciais ao longo de 2022. A iniciativa é da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que faz parte da agenda de Inserção Global via Inovação. A intenção é promover interação entre empresários, executivos, acadêmicos e representantes do governo brasileiro com atores estratégicos dos principais ecossistemas de inovação do mundo.

O número de vagas para cada edição é limitado. Você confere o calendário de imersões abaixo e se ficou interessado, já pode garantir sua pré-inscrição aqui.

A programação contará com visitas técnicas a empresas, centros de pesquisa e universidades de ponta com acesso ao que há de mais disruptivo na agenda de tecnologia desses países.

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, as imersões são fundamentais para o crescimento e o aumento da competitividade das empresas. “O Programa de Imersões é uma iniciativa da MEI para que as empresas possam se manter atualizadas sobre tendências tecnológicas e para que possam mapear oportunidades de negócio e parcerias”, destaca.

Caminho para troca de experiências

O diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ericsson para América Latina, Edvaldo Santos, participou do Programa de Imersões da CNI nos Estados Unidos, em 2016. Para ele, a experiência foi fundamental para conhecer modelos de inovação de outros países, conduzidos tanto por startups quanto por grandes empresas internacionais. “O Programa de Imersões ampliou nosso conceito e mindset corroborando a tese de que é possível atingir o protagonismo das nossas empresas nas grandes cadeias globais de inovação com geração de valor”, destaca.

Um dos resultados apontados por Edvaldo Santos foi o networking com grandes nomes do mundo da inovação, além do contato com universidades e formadores de políticas públicas da área governamental, o que gerou oportunidades de negócios e parcerias.

O Brasil é protagonista em diferentes áreas do conhecimento. E as imersões contribuem para o processo de internacionalização da inovação. Edvaldo Santos pondera que o país precisa mostrar mais para o mundo o que tem sido desenvolvido pelas indústrias brasileiras. “O Programa de Imersões pode ser uma via de mão dupla, ou seja, também uma vitrine de exibição das áreas de protagonismo brasileiro para o mundo, que são muitas. Assim, a gente terá nessas trocas de experiências a internacionalização da inovação. Há espaço para uma espécie de show case do Brasil. Por mais que a proposta principal seja receber conhecimento podemos, ocasionalmente, mostrar que não somos principiantes em diferentes áreas do conhecimento e da inovação” conclui.

Balanço das imersões presenciais

Desde 2016, quando o Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI foi criado, a CNI organizou 23 imersões a oito países, além de visitas a diferentes estados brasileiros. Os países visitados foram Alemanha, China, Estados Unidos, Holanda, Israel, Itália, Suécia e Suíça.

Participaram das imersões um total de 600 pessoas. Mais de 200 instituições no Brasil e no exterior foram visitadas. A CNI tem 23 parceiros estratégicos em 12 países, cerca de 100 instituições em seu portfólio de roteiros no exterior, além de mais de 50 instituições nos roteiros nacionais.