Programa de saúde mental do SESI-RN, na indústria BQMIL, é destaque nacional no Prêmio de Inovação

18/03/2022   15h13

 

Com ações elaboradas para a prevenção ou intervenção no que se refere ao adoecimento mental e problemas de comportamento, o Centro de Atividades do Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (CAT SESI-RN) desenvolve um programa para ser aplicado nas indústrias potiguares e que já ganhou reconhecimento no país: o programa de Saúde Mental.

 

O trabalho foi desenvolvido na indústria Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL), de Mossoró, e recebeu menção honrosa no Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, em cerimônia realizada no dia 8 de março, em São Paulo.

 

A BQMIL é uma das três melhores empresas em inovação de processos do Prêmio, na categoria Médio Porte. Ao todo, 2.173 instituições de todos os estados do país se inscreveram para edição 2021/2022 da premiação.

 

A psicóloga Bruna Monique Monte Fernandes, do CAT SESI Natal, explica que o programa consiste em atividades grupais ou individuais – a depender da empresa contratante.

“No caso da BQMIL, o programa em saúde mental tinha como objetivo trabalhar com toda a equipe da fábrica assuntos relacionados à segurança no trabalho, adoecimentos mentais, afastamentos e a saúde do trabalhador”.

 

Com a execução do programa, foram verificados resultados como um melhor engajamento dos colaboradores nas equipes de trabalho além da redução de absenteísmo (falta de pontualidade e assiduidade no cumprimento de um dever ou obrigação) e maior envolvimento da equipe nas ações realizadas. “De acordo com a evolução dos encontros, os colaboradores se engajaram mais, aumentando a participação deles nos encontros”, disse Bruna Fernandes.

 

O CEO da BQMIL, Marcelo Rosado, lembrou que o período da pandemia trouxe também um clima de incertezas, perdas e restrições. “Essa pressão assustadora indicava que precisávamos oferecer algum apoio profissional adequado para que os nossos colaboradores se fortalecessem como líderes equilibrados”, argumentou.

 

 

Ele elogiou o programa de Saúde Mental oferecido pelo SESI-RN. “Foi fundamental para superarmos o que tinha se perdido durante esse clima ameaçador de incertezas. Era gratificante perceber a alegria dos colaboradores após os encontros com os técnicos do SESI”, disse.

 

Maior dinamismo
A coordenadora de Produção da BQMIL, Gabriela Freitas, avaliou “muito positivamente” o programa. “Esse projeto veio em um cenário perfeito, pois havia uma fragilidade de nossa parte diante de toda essa pandemia repentina que o mundo enfrentava. Trabalhamos distantes dos nossos familiares. Então sentíamos, de uma certa forma, instável. Com esse projeto, tinha um amparo técnico (psicológico) bem especifico para a nossa problemática”, explicou.

 

Ela comentou que “o processo foi dinâmico. Não havia monotonia”. Segundo a coordenadora, a cada encontro, surgiam uma novidade e um tema, alguns sugeridos pela maioria, que eram trabalhados. “Esse apoio técnico da psicóloga foi muito bem aceito, pois se mostrou bastante conhecedora do que queria nos transmitir”, disse.

Para a coordenadora, houve ganho de produtividade e redução de desperdícios. “Os medos diminuíram, o coletivo ficou bem mais aparente”, frisou. “O programa nos torna mais forte, nos deixa mais amparados e assistidos, nos ajudou até mesmo a nos redescobrirmos e reinventarmos”, afirmou.

 

O programa e como funciona
O sucesso do programa realizado na BQMIL tem atraído outras empresas e corporações. Segundo a psicóloga do CAT SESI-RN, Bruna Monique Monte Fernandes, o programa oferecido pelo SESI-RN teve uma maior procura ao longo de 2021. No decorrer deste ano, a expectativa é melhorar ainda mais a colaboração dos trabalhadores e reflexão sobre os cuidados e prevenções de adoecimentos psicológicos que cresceram durante a pandemia e no período após.

 

O trabalho realizado pelo SESI em parceria com a BQMIL consistia em, a cada 15 dias, reunir grupos de 5 a 10 colaboradores para discussão de uma temática por meio de dinâmicas. Ao finalizar a atividade, era construída uma reflexão sobre o tema do dia em que ouviam a opinião e as impressões de cada participante e, em conjunto, construíam uma ideia resumo sobre o tema.

 

Mensalmente, de forma coletiva, era trabalhado com todos os colaboradores uma ação informativa sobre um tema ligado aos adoecimentos mentais, por exemplo em setembro o mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

 

“O programa tem o objetivo de minimizar os impactos trazendo um ambiente com qualidade da saúde mental e com isso diminuindo os riscos de afastamento buscando sempre a qualidade de vida da equipe funcional de uma empresa”, ressalta o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, lembrando que o programa foi liderado pela psicóloga Bruna Fernandes.

 

O programa está dividido em três etapas. Na primeira, feita uma reunião com a empresa para realizar um levantamento das questões que são observadas nos trabalhadores em relação a falta de pontualidade e assiduidade no cumprimento de um dever ou obrigação, produtividade e atestados.

 

Em seguida, ocorre a elaboração de um plano de ação e criação de cronograma de temas correlacionados com a demanda da empresa. Por último, há a definição da dinâmica a ser utilizada e colocação em prática.

 

Empresas interessadas em saber mais sobre o programa, pode enviar e-mail para o endereço brunafernandes@rn.sesi.org.br.

 

Saúde mental se evidencia na pandemia
O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, lembra que o programa de saúde mental – já existente no portfólio do SESI e também na rotina de algumas empresas -, com a pandemia, é um serviço que ganhou espaço mais evidente nas empresas. “As pessoas foram atingidas com a Covid-19, do ponto de vista pessoal. Isso acaba refletido diretamente no ambiente de trabalho baixando produtividade aumentando afastamentos”, analisou.

 

 

 

Além dos resultados para os colaboradores, o programa ganhou menção honrosa no Prêmio Nacional de Inovação. “A participação da BQMIL no Prêmio Nacional de Inovação com esse trabalho do SESI-RN é de suma importância para nós. Marcelo [Rosado] sempre se preocupou em estar buscando a inovação seja de processo, mas também ligada a questão comportamental”, declarou o superintendente do SESI-RN.

 

Ações inovadoras do SENAI junto a BQMIL
A BQMIL é reconhecida nacionalmente por implantar inovação em seus produtos e processos. A empresa foi uma das três finalistas nas edições 2021/2022 e na 2019 do Prêmio Nacional de Inovação. Desde 2013, a empresa recebe consultoria em diversas áreas e conta com a atuação integrada do Sistema FIERN, por meio do IEL, SESI e o SENAI.

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) desenvolveu uma série de ações de acompanhamento e consultorias, o que possibilita todo o conjunto como empresa inovadora.

 

 

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, explica que as ações se estendem, desde 2014, como diagnóstico de análise de problema, adequações mecânicas e automatização, consultoria técnica em manutenção industrial e em eficiência energética, além de análise e melhoria processo produtivo.

 

Prêmio Nacional de Inovação é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como foco às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o Brasil e busca incentivar e reconhecer os esforços destas instituições que atuam no país.