Programas de crédito são urgentes diante do aumento de medidas de isolamento

11/03/2021   14h45
Uma mesa com computador, calculadora e bloco de anotações. As mãos de uma pessoa estão na calculadora e fazendo anotações

Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que é importante que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) seja reaberto devido ao aumento de medidas restritivas e de isolamento que já atingem oito estados brasileiros. A CNI entende que o programa foi uma das ações emergenciais de maior sucesso para amenizar os impactos econômicos e sociais da crise provocada pela Covid-19. Ele foi interrompido em 31 de dezembro de 2020 e é importante que seja reaberto em 2021.

Levantamento da CNI mostra que ainda é possível emprestar até R$ 7,1 bilhões tendo o Fundo Garantidor de Operações (FGO) como garantia, sem necessitar de novo aporte do Tesouro Nacional, portanto, sem impacto fiscal. Os recursos para garantir esses empréstimos fazem parte da terceira fase do programa, que foi aberta em 30 de dezembro de 2020 com um saldo de R$ 10,2 bilhões. Em 24 horas, os bancos emprestaram R$ 4,8 bilhões e o aporte da terceira fase permite garantir cerca de R$11,9 bilhões em empréstimos. Cada R$ 1 disponível no FGO permite o empréstimo de R$ 1,17.

De acordo com o economista-chefe da CNI, Renato da Fonseca, o sucesso do Pronampe ocorreu em função das suas linhas terem sido estruturadas com base na assunção da maior parte do risco pelo Tesouro Nacional, via garantias oferecidas pelo FGO. O fundo garantia até 100% do risco da operação de crédito e até 85% da carteira de cada instituição financeira.

“A extensão do Pronampe não significa, necessariamente, novos aportes do Tesouro ao FGO. Atualmente há uma sobra de recursos no FGO, que não foi usada para garantir operações em 2020. Ele faz parte das propostas que a CNI apresentou ao governo no início de fevereiro e se torna ainda mais urgente com o agravamento das medidas de restrição de circulação de pessoas”, explica o economista.

O que é Pronampe?

O Pronampe foi um programa emergencial de crédito criado em 2020 para capital de giro isolado ou associado a investimento e teve grande êxito em 2020. O Programa financiou R$ 37,5 bilhões, sendo R$ 8,8 bilhões para microempresas (23,3%) e R$ 28,8 bilhões para pequenas (76,7%), por meio de 517 mil operações de crédito realizadas por 19 instituições financeiras.

Da Agência CNI de Notícias