Projeção do IPCA tem maior redução em sete semanas e chega a 7,02%, mostra plataforma Focus no MAIS RN

15/08/2022   15h23

 

A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, para este ano está em 7,02% o que representa o menor nível em sete semanas. E isso se deve por causa da baixa dos preços dos combustíveis.

 

Estes dados estão no mais recente Relatório Focus, disponível com quadros e gráficos de forma mais dinâmica para facilitar a compreensão na plataforma digital do MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

 

O Relatório Focus é divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos do país. Sempre que essa divulgação é feita, o MAIS RN faz a atualização da publicação em seu observatório.

 

O IPCA é o índice de referência do sistema de metas para inflação e mede o preço de uma cesta de consumo nos últimos trinta dias representativa para famílias com renda de um a 40 salários mínimos, em treze áreas geográficas, informa o texto do observatório.

 

Para 2023, a estimativa de inflação — disponível no Relatório Focus e reproduzida na plataforma do MAIS RN — ficou em 5,38%. Para 2024 e 2025, as previsões são de 3,41% e 3%, respectivamente.

 

Clique aqui e confira mais informações.

 

PIB em 2%
As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano em 2%. Essa é a mesma meta que o governo espera do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022.

 

Para o próximo ano, a expectativa para o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, é de crescimento de 0,4%.

 

Em 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.