SENAI-RN apresenta Projeto Inova Moda Digital, programa de consultorias híbridas

13/10/2022   13h35

Com objetivo de apresentar o Projeto Inova Moda Digital e suas consultorias do Lean design  – processos de desenvolvimento de produtos -, o SENAI Lab Moda promoveu, na terça-feira (11) à noite, um encontro com empresários e consultores no auditório de Treinamento do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN.

O evento serviu para divulgar o projeto junto às empresas e abordou o trabalho de consultorias híbridas (online e presencial), que auxilia a empresa de vestuário/confecção a ter mais foco em aumento de produtividade usando como base os princípios e práticas da filosofia Lean, que prima pela otimização de recursos, evitando falhas e um maior foco no público.

As consultorias, gratuitas, tem como foco atendimento a grupo de 10 empresas, que serão atendidas em formato híbrido (visita da equipe técnica do SENAI e momentos online, com ações comuns para as empresas), objetivando aumentar a produtividade e a competitividade.

Os participantes puderam entender mais sobre o Inova Moda Digital e cadastrar sua empresa para fazer parte. Vale ressaltar que apenas 10 empresas serão contempladas este ano com esse atendimento, que é totalmente gratuito.

Assessora técnica do SENAI-RN e interlocutora no RN para o Projeto Inova Moda, Chayene Gomes afirmou que o objetivo é fortalecer a cadeia da moda brasileira. “Com ações focadas para as empresas locais, lançamento de caderno de tendências e ações de consultorias, de forma gratuita para o cliente”, disse.

Ela explica que o convênio é para o período de 2021 a 2024 com algumas ações previstas. “Pesquisa e Desenvolvimento de Conteúdo de Tendências para Moda (Primavera/Verão | Outono/Inverno), lançamento nacional e lançamentos regionais, consultorias híbridas (online e presenciais) com foco em aumento de Produtividade no método Lean Manufacturing (processos produtivos) e Lean Design (processos de desenvolvimento de produtos)”, explicou.

Antes, um convênio foi pactuado para o período de 2013 a 2017, com ações de pesquisa de moda lançamento de cadernos de tendências e oficinas com temas especializados para as empresas locais. “Os resultados nacionais alcançados foram os seguintes: sete edições semestrais, ações em 25 estados e 22.381 empresas atendidas”, informou.

A consultora do SENAI LAB MODA, Jéssica Cerejeira informou que o projeto tem duração de três anos e ressaltou a importância de iniciativas como essa para quem já empreende na área de moda. “É algo em que todos tendem a ganhar e beneficia a indústria e a economia”, disse. Ela avisou que uma próxima edição será realizada em data ainda ser divulgada pelo SENAI LAB MODA.

Chayene Gomes destacou que o evento realizado no HIT teve como ideia “sensibilizar as empresas para adesão aos programas de consultorias híbridas”.

O projeto, em cada Estado, conta com um time de interlocução estadual e consultores especializados nas metodologias de Lean Design e Lean Manufacturing. A agente de mercado do SENAI Clóvis Motta e Flávio Azevedo, Ingryd Barbalho, também participou do evento.