Projeto Soldado Cidadão, parceria do SENAI e Exército, tem avaliação positiva em qualificação profissional

28/06/2022   14h42

 

 

A parceria entre o SENAI-RN e o Exército Brasileiro para a formação profissional de soldados, por meio do projeto Soldado Cidadão, tem dado resultados positivos. A avaliação foi feita pelo major Marco Antônio Soares, coordenador do projeto no Rio Grande do Norte. Ele destacou o êxito do convênio durante visita às instalações do Centro de Educação e Tecnologia Flávio Azevedo, onde foi recebido pela diretora da unidade, Glória Navarro.

 

Até o encerramento do ano letivo de 2022, a projeção indica que serão matriculados mais de 130 alunos por intermédio dessa parceria. Atualmente, trinta soldados do Exército estão em formação no Centro do SENAI-RN. Eles estão em cursos técnicos na área de construção civil.

 

Major Soares destacou que, nestes cursos, os jovens, além da capacitação para a atuação nas Forças Armadas, ampliam suas perspectivas, uma vez que adquirem uma profissão. “Eles ficam melhor qualificados para exercer uma atividade profissional” disse.

 

A diretora do Centro, também destaca os bons resultados obtidos na parceria com o Exército, por intermédio do Programa Soldado Cidadão. “Esse convênio tem levado qualificação a esses jovens que obtêm uma formação técnica nos cursos que frequentam”, disse. Na parceria com o Exército são oferecidos cursos de pedreiro, carpinteiro, encanador e eletricista.

 

O convênio também está sendo ampliado junto a outras instituições. Com a Aeronáutica, há uma parceria para a oferta de cursos em áreas como pintura de obras e almoxarifado. “Então, os jovens que estão servindo às Forças Armadas conquistam uma formação que é importante para sua trajetória e, assim, ficam preparados para uma inserção profissional”, afirma a diretora Glória Navarro.