Projeto Transforma RN promove a mudança digital das empresas

13/08/2021   17h00

Equipe Transforma RN: Gileno Negreiros (Consultor), Helen Buonora (Núcleo de Inovação / FIERN), Rodrigo Romão (IMD), Marijara Leal (SEBRAE), Lorena Roosevelt (SEBRAE), Irani Santos (SEDEC)

O projeto Transforma RN — concebido em uma parceria do Instituto Metrópole Digital (IMD), FIERN, Agência de Fomento do Estado (AGN), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Sebrae no Rio Grande do Norte — tem mudado a realidade de 50 micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte do programa Digital.BR da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), voltado para a transformação digital de empresas do Nordeste.

As empresas beneficiadas pelo Transforma RN até então são do setor de alimentos e bebidas. Agora, a Rede Transforma RN trabalha na estruturação da proposta de ampliação do projeto para atender 500 empresas de alimentos, bebidas e moda do Estado. Por meio da implantação de soluções digitais, a consultoria propiciada pelo projeto levou em conta as necessidades dessas empresas, além dos objetivos pactuados em relação à produtividade e tecnologia, desenvolvendo a mentalidade digital e de inovação.

Com o programa, o Rio Grande do Norte foi um dos estados selecionados no Nordeste para receber recursos visando a implantação de um projeto piloto na área de transformação digital de empresas.  O Transforma RN recebeu como prêmio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) pela elaboração da iniciativa, um aporte de R$ 1,5 milhão, recurso que já está sendo aplicado na implementação.

O objetivo da rede é executar o projeto contemplado pelo edital da ABDI, criando ferramentas e um modelo de atendimento às pequenas empresas, voltado basicamente para a ampliação da produtividade e da transformação digital nessas empresas do segmento de alimentos e bebidas das regiões de Natal, Mossoró e Caicó, que possuem a maior concentração de indústrias.