Qualidade da educação é destaque na Reunião do Conselho Regional do SESI

25/03/2022   15h28

Reunião Conselho do SESI-RN. Foto: Anna Claudia Costa

A excelência na qualidade da educação e a expansão no número de matrículas nas unidades da SESI Escola no Rio Grande do Norte foram destaques na reunião do Conselho do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), realizada na manhã desta sexta-feira (15), na SESI Escola de São Gonçalo do Amarante – pouco após a inauguração oficial da unidade.

A SESI Escola de São Gonçalo do Amarante é considerada modelo de referência nacional no uso de tecnologias educacionais, com a instalação de lousas interativas nas salas de aulas, laboratórios móveis, impressora 3D, além de uma Arena de Robótica com 290 metros quadrados. A estimativa era que a escola funcionasse com 30% da capacidade – que é para mais de 1 mil alunos -, mas superou a meta inicial e está com mais de 50% do volume de matrículas estabelecidas para o ano letivo de 2022.

O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales de Araújo, destacou também os bons resultados apresentados pelo SESI, em meio aos desafios impostos pela pandemia e o cenário macroeconômico, em atendimento às indústrias na área de Saúde e Segurança da Indústria (SSI) e em educação.

“O SESI, dentro do Sistema FIERN, tem como preocupação e prioridade a educação, por meio das Escolas SESI, como também o atendimento à indústria em todos os municípios do nosso estado”, afirmou.

A inauguração de um equipamento com a estrutura da SESI Escola, segundo o presidente, renova o ânimo e a energia de todos que fazem o Sistema Indústria no estado para continuar atuando na melhoria dos indicadores da educação e levando inovação e mais oportunidades para os estudantes, sobretudo filhos de industriários.

“A SESI Escola muito nos orgulha pelo trabalho de educação e tecnologia, além da estrutura de ponta ofertada. E por ser uma escola de referência e aberta para os filhos dos trabalhadores da indústria, que são a prioridade nas nossas matrículas. É para os filhos da indústria e também para a sociedade em geral. Esse ano contamos ainda com uma célula do Instituto Riachuelo, para atender 100 filhos de trabalhadores do Grupo Guararapes”, enfatizou.

Amaro Sales também chamou a atenção para a necessidade e responsabilidade de todos com a educação. “Quando falamos em qualidade de educação, temos que ter os vários atores. Além do Sistema FIERN, precisamos envolver os trabalhadores, os empresários, todos para dar esta maior contribuição a elevação do nível de educação no nosso estado e no nosso país”, disse.

Nos serviços na área de Saúde e Segurança da Indústria (SSI), o SESI também registrou crescimento, conforme apresentado pelo superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins. Os laudos registraram crescimento de 202% da meta, atividade física e esportiva 252%, exames ocupacionais 85% e consultas ocupacionais 70%, em relação a meta estabelecida para o mês de janeiro.

Juliano Martins, superintendente do SESI-RN. Foto: Anna Claudia Costa

Martins pontuou que os serviços chegaram no primeiro mês do ano a 23 municípios com indústrias atendidas pelo SESI e, de forma sistêmica, a 109 dos 167 municípios potiguares com a prestação de diversos serviços do Sistema FIERN. Durante o encontro também foi apresentada a execução orçamentária do período. E uma parceria do SESI com a Junta Comercial do Estado para acesso a informações sobre abertura e baixas de empresas, segundo o superintendente, irá permitir a melhoria nos diagnósticos e oferta de serviços.

“Neste sentido, vale também destacar a atuação do MAIS RN com o plano de trabalho para que o Sistema FIERN tenha informações atualizadas e sistematizadas dos mais diversos setores”, acrescentou.

O diretor primeiro-secretário da FIERN e conselheiro do SESI-RN, Heyder Dantas, parabenizou o SESI pela inauguração oficial da unidade da SESI Escola SGA, que vem se destacando no processo de ensino-aprendizagem no Estado. A diretora vice-presidente da FIERN, Conceição Tavares, também frisou a estrutura diferenciada, corpo técnico especializado e a metodologia de ensino com uso de muita inovação e tecnologias na escola inaugurada hoje.