Quatro equipes das unidades do SENAI-RN estão inscritas no Inova

29/09/2020   12h31

As equipes do SENAI-RN participam com quatro projetos na edição deste ano do “Inova SENAI”, uma ação de abrangência nacional direcionada a alunos, técnicos e professores dos departamentos regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, voltada à captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas do setor industrial e do mercado brasileiros.

O analista de Educação e de Tecnologias do SENAI-RN, Robson Werkhauser, informa que as equipes do Estado inscritas com projetos são Centro de Educação e Tecnologia Clovis Motta (três) e do CTGAS-ER (uma). O projetos inscritos selecionados vão integrar uma mostra por live.

Conheça uma síntese dos projetos de cada uma das equipes inscritas do SENAI-RN:

BELLAS BAG’S: SEGURANÇA E PRIVACIDADE ONDE ESTIVER.

“A ideia surgiu para melhorar a segurança das bolsas e malas de viagens. Sabemos que existem muitos casos onde crianças acessam a bolsa dos seus pais e pegam objetos perfurocartes como tesouras, alicates de unha, bem como produtos químicos como acetona ou até mesmo alcançam eletrônicos como celulares e notebooks. Também sabemos que o furto de objetos de dentro de uma bolsa é algo comum de acontecer. Para superar essa dificuldade, a Bellas Bag’s traz a você um produto inovador que garante a segurança da sua bolsa/mala trata-se de um dispositivo eletrônico com acesso biométrico. Além disso, o dispositivo também conta com outras funções como GPS (para casos de furtos ou perdas), carregador portátil para celulares e iluminação para facilitar a visualização interna da bolsa.”

NITTEX

“O problema relacionado aos odores da transpiração nas axilas e nos pés tem preocupado muitas pessoas, provocando até dificuldades no relacionamento. A proposta da solução está no desenvolvimento de malhas têxteis inodor a base de óleos naturais que neutralizam os odores da transpiração. Aliado a isso, a estrutura de malha Nittex facilita a troca de calor, aumentando a respirabilidade dos usuários que utilizam roupas feitas com a nossa malha.”

PROCERA FIBER: A PROCEDÊNCIA QUE VOCÊ ESPERAVA, AMIGÁVEL COMO VOCÊ. PRÓ-FIBER, PARA VOCÊ.

“A Procera fiber vem com o intuito de oferecer fibras regeneradas como alternativa sustentável às fibras sintéticas petroquímicas.
Sabemos que o mundo vem pedido por mais alternativas sustentáveis em substituição aos plásticos e que o mercado de fibras naturais não acompanha a demanda.
Pensando nisso, ccriamos uma fibra regenerada produzida a partir das fibras curtas da planta Calotropis Procera (que NÃO são utilizadas para fazer fios, já que o seu comprimento é muito curto).
A Calotropis Procera é uma planta típica do semiárido e que por isso exige baixo consumo de água, sendo portanto uma matéria-prima biodegradável e ecológica.

A nossa fibra regenerada utiliza essas fibras curtas da calotropis num processamento onde produzimos uma fibra de tamanho ilimitado e portanto fiável pela indústria têxtil. Esta fibra é biodegrável e pode ser utilizada na produção de tecidos e malhas.”

SIFCC – SISTEMA INFRAVERMELHO DE CONTROLE DE CHAMAS

“A partir de situações problema que a empresa Coteminas de são Gonçalo do Amarante/RN apresentou durante o Grand Prix de inovação (GP), com as seguintes problemáticas: de como os queimadores do sistema de infravermelho de máquinas poderiam ter uma queima “perfeita “. E apresentaram os riscos que os colaboradores correm ao manusear as máquinas, pois estão sendo expostos ao risco da chama ao abrir a porta onde se encontram os queimadores para que possam o observar a presença da chama. Em vista disso, para se obter uma melhoria na eficiência desse processo, exige uma mudança de equipamento, onde a substituição por uma nova RAMA possui um custo elevado. Desse modo, a utilização do Sistema de Infravermelho de Controle de Chama, SIFCC, será uma alternativa para a melhoria dos métodos utilizados. Assim, contribuindo com a segurança do colaborador e a eficiência dos processos da RAMA, tendo em vista a economia que a empresa terá na implantação desse sistema. Todo esse processo exige uma mudança para que a empresa tenha uma maior eficiência nos seus procedimentos. Desse modo, a utilização do Sistema de Infravermelho de Controle de Chama, SIFCC, será uma alternativa para a melhoria dos métodos utilizados. Assim, contribuindo com a segurança do colaborador e a eficiência dos processos da Rama, tendo em vista a economia que a empresa terá na implantação desse sistema.”