Relações sociais no trabalho e solução de conflitos é tema de palestra do SENAI, na Semana da Indústria

25/05/2022   14h43

As relações sociais no trabalho, com ênfase na gestão para solução de conflitos, foram os destaques da palestra do doutor em Psicologia e mestre em Administração, Mateus Estevam Medeiros Costa, na manhã desta quarta-feira (25), no Centro de Educação e Tecnologia Flávio Azevedo, unidade do SENAI-RN. A palestra integra a programação da Semana da Indústria, que começou nesta segunda-feira (23), no Sistema FIERN, e prossegue até sábado (28).

Durante a palestra, Mateus Costa explicou desde os conceitos de trabalho até as características que podem levar uma atividade profissional a proporcionar satisfação ou síndromes relacionadas a ocupações laborais. Ele explicou também que o trabalho pode ser fonte de realização, desenvolvimento de competências e habilidades e formação de redes de afetos e relacionamentos. Mas também há riscos de estresse, fadiga, desgaste físicos e emocionais.

Um dos aspectos que levará a superar as dificuldades, explicou, é a gestão dos conflitos. Para isso, é importante haver negociação e mediação, o que, em algumas situações, exige um interlocutor “neutro”.

Em todos esses casos, destacou o palestrante, é importante o profissional ou colaborador da empresa ter empatia. “Isso é, no relacionamento com superiores, pares, subordinados, sempre é necessário ser capaz de se colocar no lugar daqueles com os quais se relaciona e pensar, sentir como eles”, observou.

Diretora do Centro, Glória Navarro afirmou que a palestra foi uma oportunidade para difundir conhecimento em uma área relevante e com potencial de garantir avanços para o bem-estar dos colaboradores com desdobramentos positivos nas empresas. Os interessados tiveram, afirmou, a chance de ampliar conhecimentos que melhoram o relacionamento nas empresas. Ela acrescentou que o palestrante tem ampla formação na linha de orientação em Psicologia Social do Trabalho e apresentou um conteúdo relevante, que pode ser aplicado no cotidiano das atividades dos profissionais.