Renato de Castro abre temporada do Torneio SESI de Robótica no Estado

27/11/2019   18h21

 

 

 

Com o auditório do SESI Escola de São Gonçalo do Amarante lotado, os competidores e técnicos das equipes de robótica, além dos demais alunos interessados, acompanharam atentamente a palestra de Renato de Castro sobre cidades inteligentes. Esse assunto está relacionado com o tema da temporada 2019/2020 do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL), que desafia jovens a elaborar soluções para problemas que prejudicam a vida nas grandes metrópoles.

 

 

“Essa palestra abre a temporada do Torneio de Robótica no Estado. Renato de Castro estudou detalhadamente o tema e traz provocações para que os alunos pensem o assunto fora da ‘caixa’, no sentido de como podem melhorar a nossa vida e isso está articulado com o que precisamos trazer com a robótica”, destacou Juliano Martins, superintendente regional do SESI-RN.

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito de São Gonçalo do Amarante também acompanhou a programação e disse que a palestra foi um momento para que os alunos tivessem acesso a novas informações sobre as mudanças pelas quais as cidades passam atualmente. “A robótica está integrada nesta transformação”, acrescentou.

 

 

Aos estudantes, Renato de Castro destacou que ao pensar sobre cidades inteligentes as equipes de robóticas devem tratar de temas como acessibilidade, criatividade, educação, mobilidade, mortalidade, saúde, saneamento e sustentabilidade. “As inspirações estão no dia a dia de cada um. Ao sair na rua, vocês veem. Muitos dos projetos que serão apresentados neste torneio serão viáveis. E já posso dar uma dica: que os alunos partam para projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, orientou.

 

 

Castro já visitou mais de 30 países dando palestras sobre cidades inteligentes e assessorando governos em projetos de desenvolvimento urbano.

 

 

O conceito de cidades inteligentes, segundo o palestrante, envolve cinco grandes eixos como tecnologia, foco no cidadão, melhora da qualidade de vida, resiliência e nova economia. “Quando vocês fizerem o projeto, precisam pensar se essa solução é resiliente para suportar as mudanças que o mundo traz”, alertou.

 

 

 

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.

 

 

A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para cumprir as missões da mesa de competições em 2’30”.

 

 

Criada em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças LEGO® e programados com a tecnologia LEGO® Mindstorms® NXT.

 

 

Reunidos em times de quatro a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por um adulto, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

 

Em Natal, o torneio será no SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, nos dias 13 e 14 de dezembro.

 

 

Por Aldemar Freire

Jornalista Unicom/FIERN