Representando a CNI, presidente da FIERN participa de reunião do Conselho da Sudene

14/12/2021   14h50

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, participou, na segunda-feira (13), da reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Condel/Sudene), que aconteceu por videoconferência.

Para 2022, ficaram definidas como diretrizes específicas para aplicação do FNE os eixos estratégicos apontados pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que incluem inovação; educação e desenvolvimento das capacidades humanas; dinamização e diversificação produtiva; desenvolvimento social e urbano; segurança hídrica e conservação ambiental.

Representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Condel, Amaro Sales de Araújo destacou que a reunião “transcorreu tranquila com a aprovação de matérias” que estavam pendentes na pauta.

Essa foi a primeira reunião do Condel com a presença do superintendente da Sudene, general Araújo Lima, que tomou posse no dia 22 de novembro. Ele fez um balanço dos resultados apresentados da Sudene ao longo de 2021 e apresentou as previsões para 2022.

O presidente da FIERN disse esperar que o Condel possa, ano que vem, “funcionar normalmente para discutir o tema do desenvolvimento do Nordeste”.

O Condel é o órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da Sudene. É responsável, além de outras atribuições, pelo estabelecimento de diretrizes e prioridades para o desenvolvimento de sua área de atuação, bem como para operacionalização dos demais instrumentos de ação da autarquia, especialmente do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e incentivos fiscais e financeiros federais.