Representantes da FIERN apresentam agenda da indústria na Câmara Setorial

6/02/2020   15h48

 

Os representantes da FIERN, que participaram da primeira reunião, deste ano, da Câmara Setorial da Indústria, entregaram ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e ao adjunto, Sílvio Torquato, um documento no qual a entidade destaca os principais pontos do Mais RN e da agenda para o setor industrial do Estado.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, que recebeu o documento, preside a Câmara Setorial – órgão consultivo do governo do Estado para a discussão, elaboração e orientação das políticas públicas voltadas ao apoio e incentivo do setor. O documento foi entregue pelo consultor da FIERN, José Bezerra Marinho; o assessor técnico Corporativo, Helder Maranhão; e o assessor técnico do Departamento Econômico, Pedro Albuquerque.

 

“A FIERN utiliza, como bússola para o planejamento político-econômico do RN, o diagnóstico Mais RN que pensa as oportunidades estratégicas para o Estado no intervalo de vinte anos”, aponta o material apresentado na reunião da Câmera Setorial.

 

 

José Bezerra Marinho acrescentou que o Mais RN não se resume às atividades industriais, mas olha para os demais setores como serviços (turismo, parque tecnológico, comércio) e agricultura. Ele lembrou que esses diversos segmentos impactam direta ou indiretamente a indústria e, “exatamente por isso, o Estado deve ser pensando como um todo único e complexo”.

 

Ele citou também o potencial de setores nos quais o RN tem demonstrado especial vocação como fruticultura, petróleo e gás, energias renováveis, além de têxtil e confecção.

 

O documento ainda aponta desafios de ampliação da infraestrutura no RN e a necessidade de ser feito o Zoneamento Ecológico Econômico. “O ZEE tem por objetivo geral organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas. Em outras palavras, visa alinhar desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental” definiu.

 

A sessão da Câmara Setorial também teve a participação de representantes de Associações, instituições financeiras e universidades.

 

 

 

Por Aldemar Freire – jornalista – Unicom/Sistema FIERN