Representantes do Governo Federal e da Câmara conhecem o Sistema Indústria

17/09/2018   11h24

Representantes de órgãos do Governo Federal e da Câmara dos Deputados participaram, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, do encontro que integra a programação do projeto “Conhecendo a Indústria”, desenvolvimento pela CNI. Durante o encontro — realizado com apoio da Associação Nordeste Forte, presidida pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro de Sales de Araújo — foram apresentadas informações sobre o Sistema Indústria e visitas à empresas para os participantes conhecerem a produção no “chão de fábrica”.

Durante dois dias, o grupo — composto por membros do Ministério da Integração, BNB, SUDENE, CGU, BNDES, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Câmara dos Deputados e das Federações do Nordeste — conheceu unidades de produção industrial e discutiu políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado e da região.

O presidente da FIEC e vice-presidente da Nordeste Forte, Beto Studart, recebeu os participantes do encontro, entre os quais, Francisco Gadelha, presidente da FIEPB e representante da Nordeste Forte; o superintendente do SESI/FIEPE, Nilo Simões, que representou a FIEPE; Carlos Prado, empresário; Sérgio Lopes, Chefe de Gabinete da FIEC; e Ernani Bandeira, FIERN. No encontro, o assessor corporativo Ernani Bandeira de Melo Neto representou o Sistema FIERN e Francisco de Assis Benevides Gadelha, que também é presidente da FIEPB, vice da Nordeste Forte, e representou a Nordeste Forte.

A programação foi na Casa da Indústria, em Fortaleza, sede da FIEC, com debates sobre as políticas de financiamento e incentivos fiscais para o crescimento econômico da região. Na ocasião, o consultor da FIEC e ex-constituinte, Firmo de Castro, fez uma explanação sobre o tema, destacando os aspectos que levaram empresas da região a ampliarem seus investimentos e contratarem colaboradores.

Firmo de Castro alertou que esses programas de financiamento voltados ao combate das disparidades regionais devem ser rediscutidos e precisam de um novo impulso. “O momento é extremamente grave, em vista de não haver, por parte do Poder Executivo, uma definição objetiva sobre como resolver os problemas das desigualdades regionais”, disse.

Para o ex-parlamentar, é um erro considerar que as desigualdades “são meramente regionais”, quando “se tratam de uma problema federativo”. Firmo de Castro afirmou ainda que é indispensável uma grande mobilização em torno do desenvolvimento do país, com atenção às características específicas de cada região.

Logo após do debate na FIEC, o grupo fez uma visita à fábrica da Grendene. Na sexta-feira, a programação incluiu visitas às empresas Cerbras e Durametal, e ao Centro de Excelência em Inovação do SENAI (CEI), localizado em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza.

“Este encontro foi muito proveitoso, porque teve, como um dos focos, a discussão de uma política tributária adequada para as indústrias da região e destacou os benefícios sociais e econômicos que os empreendimentos industriais geram, além dos empregos qualificados que são abertos em cada fábrica que é instalada ou ampliada”, disse Ernani Bandeira de Melo.

Ele destacou também que, durante a programação, os representantes de órgãos públicos viram no “chão da fábrica” os resultados positivos de projetos que contam com os fundos constitucionais e fundos de desenvolvimento do Nordeste, operados pela SUDENE, BNB e BNDES.