Representatividade e número de participantes demonstram êxito do EEBA em Natal

18/09/2019   10h44

O número de participantes, a presença de autoridades, a quantidade de empresários e de representantes de instituições governamentais e de fomento ao empreendedorismo confirmam o êxito do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), realizado em Natal, entre domingo (15) e esta terça-feira (17). Ao todo, 1.380 pessoas estiveram no Centro de Convenções de Natal – superando a estimativa de público feita pela organização do evento de reunir 600 pessoas, entre empresários, gestores e autoridades dos dois países.

Confira as fotos do evento no Flickr da FIERN

A abertura teve a participação do então presidente da República em exercício, Hamilton Mourão; do vice-ministro de Economia e Energias da Alemanha, Thomas Bareiss; do presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro; dos presidentes da CNI, Robson Braga de Andrade, da FIERN, Amaro Sales de Araújo, da Federação das Indústrias da Alemanha (BDI), Dieter Kempf; de cinco CEOs das companhias alemães Bayer, Basf, Siemens, Weg e Volks; de embaixadores, da governadora Fátima Bezerra e lideranças empresariais.

No período do Encontro, painéis, visitas técnicas, rodadas de negócios, palestras, exposições e reuniões garantiram novas oportunidades de aproximação entre as duas nações, com diálogo entre empreendedores, instituições e classe empresarial.

Ao reconhecer o sucesso desta edição do evento, que é o principal fórum da agenda bilateral entre os dois países, o presidente da CNI, Robson Braga, parabenizou o presidente da FIERN, Amaro Sales. “A próxima Federação que irá sediar o EEBA terá que se esforçar bastante para superar esta edição de Natal. O presidente Amaro Sales está de parabéns”, enfatizou.

Realizado pela CNI e BDI, com o apoio, nesta edição, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), o EEBA busca ampliar oportunidades de cooperação e de estreitamento das relações econômicas entre os dois países.

A programação iniciou no domingo, na Arena das Dunas, onde houve a entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha a Peter Eigen, da Ong Transparência Internacional, e Philipp Povel, da Dafiti. O Prêmio, uma programação paralela organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha – AHK, mantém a tradição de abrir, extraoficialmente, todos os anos, o EEBA com um jantar de confraternização e entrega das comendas a personalidades dos dois países. A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (16).

Durante o encontro, foram realizados diversos painéis que abordaram temas de interesse comum da economia dos dois países: Perspectivas Econômicas do Brasil e Alemanha; Oportunidades e desafios para as empresas; Infraestrutura e Energia – eficiência por meio de inovação e tecnologia; Digitalização e Produtividade: Soluções estratégicas para Pequenas e Micro Empresas; Saúde e Educação – Qualidade de vida na indústria 4.0; e Oportunidades para o investidor estrangeiro no atual governo.

Na terça-feira, mais de 200 pessoas, entre empresários e representantes do setor econômico, participaram de visitas técnicas a empresas de destaque no território potiguar, como a Guararapes Confecções, Sterbom, e institutos de tecnologia e pesquisa, como o Instituto Metrópole Digital, CTGAS-ER e a Casa Passiva.

A sessão de encerramento do EEBA 2019 foi marcada por demonstrações de otimismo no avanço do acordo do Mercosul e a União Européia, no estreitamento da relação econômica entre os dois países e no potencial de parcerias do Rio Grande do Norte com instituições alemãs.

“Agora o nosso olhar é para a frente e que cheguem os frutos de tudo que estamos construindo para aproximar empreendedores e instituições brasileiras e alemãs”, destacou o presidente da FIERN, Amaro Sales.

Na 38ª edição do EEBA, empresários e autoridades brasileiras e alemãs voltarão a se encontrar em Munique, na Alemanha, entre os dias 26 e 28 de agosto de 2020.

Por Aldemar Freire , Jornalista, Unicom /FIERN